Enunciado

Como seria enunciada a terceira lei de Kepler na hipótese de uma órbita circular, caso a lei de Newton da gravitação fosse alterada de modo que a força fosse inversamente proporcional a r 3 ? Essa alteração modificaria as outras duas leis de Kepler? Explique.

Passo 1

Faaaaala meu povo, bora iniciar mais um livrinho com a gente!

Para todos os efeitos, a 3ª lei de Kepler não existiria se a gravidade se manifestasse como uma lei do cubo inverso, porque as órbitas circulares são instáveis ​​nessas condições.

Dado esse cenário, parece mais do que provável que as outras duas leis de Kepler também não sejam válidas - sob uma diferença tão estranha em comparação com uma lei do quadrado inverso normal, o delicado equilíbrio gravitacional que mantém as órbitas em uma forma elíptica familiar decairia muito rapidamente, o que significa que áreas não varreriam áreas iguais em tempos iguais.

Tudo certinho? Te vejo na próximaaaaa!

Resposta

v e r   p a s s o   a   p a s s o

Exercícios de Livros Relacionados

Um satélite é colocado em órbita em torno da Terra com um raio igual à metade do raio da órbita da Lua. Qual é o período de revolução do satélite em meses lunares? (Um mês lunar é o período de revoluç
11.14E Sabendo que o ano de Netuno é 165 vezes maior do que o da Terra, calcule a distância média de Netuno até o Sol.
11.14E Sabendo que o ano de Netuno é 165 vezes maior do que o da Terra, calcule a distância média de Netuno até o Sol.
Um satélite é colocado em uma órbita elíptica cujo ponto mais distante está a 360k m da superfície da Terra e cujo ponto mais próximo está a 180k m da superfície. Calcule (a) o semi-eixo maior e (b) a