Livros Resolvidos Passo a Passo
Solucionário completo

Exercícios Resolvidos de Young and Freedman - Vol 3

Enunciado

Física - Young and Freedman - Vol 3 - 21.Exercício - 59

Suponha que a carga indicada na figura 21.29 a seja fixa. Uma pequena partícula com carga positiva é colocada em algum ponto na figura e, a seguir, libertada. A trajetória da partícula seguirá uma linha de campo elétrico? Por quê? Suponha, por o outro lado, que a partícula seja colocada em algum ponto na figura 21.29b e libertada (as cargas positivas e negativas mostrado na figura estão fixas). A trajetória seguirá em linha de campo elétrico? Novamente, por quê? Explique quais diferenças entre suas respostas para as diferentes situações.

Passo 1

A força em uma partícula em qualquer ponto sempre será tangente à linha do campo elétrico naquele ponto. Analisano a figur 21.29, podemos perceber que a trajetória é uma linha reta, em outras palavras, podemos falar que a velocidade e a aceleração estão na mesma direção. Já na figura 21.29b a trajetória é uma curva, isso indica que a velocidade e a aceleração não possuem a mesma direção.

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Resposta

Sendo assim, quando o movimento é bidimensional, a aceleração sempre será tangente à trajetória, ao contrário da velocidade.

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas