Enunciado

Os técnicos de um laboratório de testes desejam determinar se um novo dispositivo é capaz de resistir a grandes acelerações e desacelerações. Para descobrir isso, eles colam o dispositivo de 5,0 kg a uma plataforma de testes que depois é deslocada verticalmente para cima e para baixo. O gráfico ao lado mostra sua aceleração durante o primeiro segundo de movimento, tendo partido do repouso.

  1. Identifique as forças exercidas sobre o dispositivo e desenhe um diagrama de corpo livre para ele.
  2. Determine o valor de n y , o componente y da força normal sobre o dispositivo, durante o primeiro segundo de movimento. Expresse sua resposta na forma de um gráfico de n y versus t.
  3. Sua resposta ao item anterior deve conter um intervalo de tempo durante o qual n y é negativo. Como isso pode ocorrer? Explique o significado físico de n y ser negativo.
  4. Em que instante o peso do dispositivo é máximo? Quanto vale a aceleração neste instante?
  5. O peso do dispositivo é nulo em algum momento? Em caso afirmativo, em que instante isso ocorre? Qual é a aceleração neste instante?
  6. Suponha que os técnicos se esqueçam de colar o dispositivo à plataforma de testes. O dispositivo permanecerá sobre a plataforma de testes durante o primeiro segundo de movimento ou ele sairá “voando” da plataforma em algum instante de tempo? Em caso afirmativo, em que instante isso ocorreria?

Passo 1

Olhando pra letra a:

As únicas forças que agem no dispositivo são a força peso, exercida pela gravidade, e a força normal, exercida pela superfície que o sustenta (nesse caso, a mesa). O diagrama fica assim:

Passo 2

No item b, a gente vai precisar expressar a segunda lei de Newton para o dispositivo

F y = n y - m g = m a y

n y = m ( a + g )

Sendo que a gente sabe alguns desses dados, então vamos substituir!

n y = 5 a + 49

Agora a gente tem a normal em função da aceleração. Mas a gente precisa da normal em função do tempo! Porém, o enunciado traz um gráfico de aceleração em função do tempo, e nós temos a expressão que relaciona a aceleração é a normal. A gente pode substituir os valores de aceleração do gráfico por correspondentes na força normal!

Pra a = 19.6

n y = 5 ( 19.6 ) + 49 = 147

e assim por diante, até substituirmos todos os valores.

Passo 3

A força normal é negativa quando t > 0.75s. Fisicamente, isso significa que a força normal está apontando pra baixo. Em outras palavras, a mesa está puxando o dispositivo para baixo. Isso está acontecendo porque, como diz o enunciado, o objeto foi colado na mesa. Então, quando a mesa desce rápido, puxa consigo o objeto colado.

Passo 4

A força resultante, segundo as leis de Newton, depende da massa e da aceleração. Como a massa é constante, a maior força resultante (força peso) vai ser quando a aceleração for a maior possível. No gráfico do enunciado, podemos ver que a aceleração máxima é quando t = 0.

Passo 5

Como a força peso depende da massa vezes a aceleração, essa será zero quando a aceleração for zero, ou seja, quando a normal também for igual a zero. No gráfico que construímos no item b, podemos ver que este estágio ocorre quando t = 0.75 s.

Passo 6

Se o dispositivo não estivesse colado na mesa, ele voaria no instante t = 0.75 s, que é o instante no qual a aceleração passa a ser negativa e a mesa passa a puxar o objeto pra baixo. Se a mesa não o puxar nesse instante, o objeto voará como um pássaro.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cuidado com as unidades! No curso de física os professores vão esperar que você use as unidades corretas ao resolver os problemas. Alguns estudantes não prestam atenção nas unidades, confiando que no
A distância entre os eixos dianteiro e traseiro de um automóvel é 3,05m . A massa do automóvel é 1360k g e o centro de gravidade está situado 1,78m atrás do eixo dianteiro. Com o automóvel em terreno
Uma espaçonave decola verticalmente da Lua, onde g=1,6m / s ² . ² Se a nave tem uma aceleração vertical para cima de 1,0m / s ² ²no instante da decolagem, qual é o módulo da força exercida pela nave s
Um astronauta leva uma balança de banheiro para a Lua e fica em pé sobre ela. A balança marcará o peso dele? Explique.
Decida se cada uma das seguintes afirmações é verdadeira ou falsa. Em cada caso, explique sua resposta.a.A massa de um objeto depende de sua localização.b.O peso de um objeto depende de sua localizaçã