Enunciado

Um topógrafo está usando uma bússola magnética 6,1   m abaixo de uma linha de transmissão que conduz uma corrente constante de 100   A . (a) Qual é o campo magnético produzido pela linha de transmissão na posição da bússola? (b) Esse campo tem uma inflência significativa na leitura da bússola? A componente horizontal do campo magnético da Terra no local é 20   μ T .

Passo 1

Fala aí! tudi certinho? 😉

Nesse problema temos uma bussola 6,1 m abaixo de uma linha de transmissão que conduz uma corrente de 100 A e nosso objetivo é obter o campo magnético produzido pela linha de transmissão na posição da bússola, deteminar se esse campo tem uma inflência significativa na leitura da bússola sabendo que a componente horizontal do campo magnético da Terra no local é 20   μ T .

Tem ideia de como fazemos isso? 🤔

Para um fio retilíneo longo, temos que as linhas de campo magnético produzidas pela corrente que passa por ele são círculos concêntricos em torno do fio, como pode ser visto na figura a seguir.

Tendo isso em mente, podemos utilizar a expressão simplificada para calcular o valor do campo magnetico produzido pela linha de transmissão!

B = μ o i 2 π R

Sacou? Bora começar! 😎

Passo 2

Vamos pegar a equação do passo 1 e substituir os valores: μ 0 = 4 π × 10 - 7   T . m A , I = 100 A e R = 6,1 m .

Substituindo os valores temos:

B = μ o i 2 π R

B = 4 π × 10 - 7   T . m A 100   A 2 π 6,10   m

B = 3,3 × 10 - 6   T = 3,3   μ T

Tranquilo até aqui? 😉

Passo 3

Para responder o item b. a gente pode pensar o seguinte, qual é a razão entre o campo magnético da calculado e o da terra?

B B T = 3,3 20 = 0,165

Em porcentagem teríamos um campo de 16,5 % da intensidade do campo magnético da terra então poderemos considerar sua influencia.

E aí! o que achou? Responde Aí! 😬

Resposta

  1. 3,3   μ T ;
  2. Como o valor obtido no item (a) é compatível com a componente horizontal do campo magnético da Terra, a resposta é sim, esse campo tem influência.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um certo local das Filipinas, o campo magnético da Terra tem um módulo de 39μ T , é horizontal e aponta exatamente para o norte. Suponha que o campo total é zero 8,0c m acima de um fio longo, retil
Um condutor retilíneo percorrido por uma corrente i = 5,0A se divide em dois arcos semicirculares, como mostra a figura 29-35. Qual o campo magnético no centro C da espira circular resultante?
A figura 29-34a mostra um elemento de comprimento d s = 1,00μ m em um fio retilíneo muito longo percorrido por corrente. A corrente no elemento cria um campo magnético elementar d B → no espaço em vol
Na figura 29-42, uma corrente i = 10A circula em um condutor longo formado por dois trechos retilíneos e uma semicircunferência de raio R = 5,0m m e centro no ponto a . O ponto b fica a meio caminho e
Na figura 29-41, dois fios retilíneos longos, separados por uma distância d = 16,0c m , conduem correntes i 1 = 3,61m A e i 2 = 3,00 i 1 dirigidas para fora do papel. (a) Em que ponto do eixo x o camp