Enunciado

Os três planos que convergem para um vértice interno de um cubo são revestidos por espelhos de modo que se forme um refletor de canto (veja o Exemplo 33.3 da Seção 33.2). Um raio de luz é refletido consecutivamente pelos três planos perpendiculares entre si. Mostre que o raio emergente possui a mesma direção do raio incidente. porém, propaga-se em sentido contrário.

Passo 1

Bom, temos três espelhos perpendiculares entre si. Se pensarmos no raio como um vetor, temos que quando o raio incide em uma superfície e reflete, a componente horizontal do raio é mantida, porem a componente vertical tem seu sentido invertido.

Então, vamos pensar que o espelho 1 esta no plano xy, o espelho 2 esta no plano yz e o espelho 3 esta no plano xz. Bom, sem perda de generalidade, imagine que o raio incide sobre o espelho 1, então a componente z do raio é invertida, e ele irá incidir no espelho 2, e então a sua componente x é invertida, e depois, em 3, onde terá a componente y invertida. Então o caminho forma um ângulo de 180 ° , ou seja, o raio deu meia volta, em relação ao que foi incidido.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A Fig. 33-49 mostra um raio luminoso sendo refletido em dois espelhos perpendiculares A e B. Determine o ângulo entre o raio incidente i e o raio r ' .
Na Fig. 35-30, a onda luminosa representada pelo raio r , é refletida uma vez em um espelho, enquanto a onda representada pelo raio r 2 é refletida duas vezes no mesmo espelho e uma vez em um pequeno
Dois espelhos planos interceptam-se em um ângulo reto. Um feixe de laser atinge o primeiro deles em um ponto a 11,5 cm do ponto de interseção entre os dois espelhos, como mostrado na Figura 33.38. Que