Enunciado

Uma única força, com componente F x , é exercida sobre um objeto de 2 k g enquanto ele se move em longo do eixo x . Um gráfico da força F x   v e r s u s   t é mostrado na figura P 5.32 . Desenhe um gráfico de a x   v e r s u s   t .

Passo 1

Olá, tudo bem?

Pela segunda lei sabemos que a força é o produto da massa pela aceleração, certo? Então se temos um gráfico de força pelo temo, para saber os valores da aceleração precisamos dividir a força pela massa =)

O gráfico da aceleração pelo tempo vai ter a mesma cara da força pelo tempo, a não ser a escala do eixo vertical. Lembrando que a massa nesse caso vale 2 k g .

Vamos calcular alguns valores de aceleração pra você ver melhor como isso vai ficar:

t = 1 s

a = F m = 1 2 = 0,5 m / s 2

t = 3 s

a = 3 2 = 1,5 m / s 2

t = 4 s

a = 0 2 = 0

Passo 2

Agora vamos juntar todas essas informações e fazer o gráfico?

Beleza?

Espero ter ajudado!

Vamos pra próxima?

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um foguete de 20.000k g possui um motor que desenvolve 3,0 × 10 5N de empuxo.Qual é a aceleração inicial do foguete?A uma altitude de 5.000m , a aceleração do foguete aumentou para 6,0m / s 2 . Que ma
Usa-se ar comprimido para disparar uma bola de 50g verticalmente para cima ao longo de um tubo de 1,0m de altura. O ar exerce uma força para cima de 2,0N sobre a bola enquanto ela se encontra dentro d
10. Se uma força é exercida sobre um objeto, é possível que ele esteja se movendo com velocidade constante? Explique.
12. A segunda lei de Newton é dada por F → r e s = m a → . Logo m a → é uma força? Explique.
11. A afirmação “Um objeto sempre se move na direção e no sentido da força resultante exercida sobre ele” é verdadeira ou falsa? Explique.