Enunciado

Usando as mesmas considerações da Questão 19.17, explique por que a ilha de Niihau, a alguns quilômetros a sudoeste de Kauai, é quase um deserto e as fazendas necessitam de um sistema de irrigação.

Passo 1

E ai seres de luz, tudo bem?

Como diz o Homer “Filho, este aparelhinho vai nos ajudar a escapar dessa fria!”

Para resolver essa questão de discussão, precisaremos saber os conceitos de pressão atmosférica e como ela pode alterar o clima de uma região.

O enunciado nos diz que na ilha de Niihau chove muito pouco, sendo comparada a um deserto. Não muito longe, há a ilha de Kauai que chove bastante. A diferença entre essas duas ilhas está na altitude.

A ilha de Niihau possui uma altura máxima de 381 m, que é considerado pequeno comparando com a ilha Kauai com os seus 1523 m. Com isso, os ventos que chegam à ilha de Niihau não conseguem se resfriar e causar uma chuva.

A pressão atmosférica tem grande influência com o clima.

Em ambientes com baixa pressão atmosférica, o calor é mais intenso, o ar aquecido tende a subir e condensar-se, logo em seguida se formam nuvens.

Já ambientes com maior pressão atmosférica, o ar frio que se encontra no alto desce e impede a formação de nuvens.

“Eu não estava mentindo! Estava escrevendo ficção com a boca.”

Resposta

Portando, podemos afirmar que o clima da ilha de Niihau é praticamente desértico devido à pressão atmosférica ser alta no local.

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Um sistema evolui do estado a até o estado b ao longo dos três caminhos mostrados na Figura (a) Ao longo de qual caminho o trabalho realizado é maior? Em qual caminho é menor? (b) Sabendo que U bU a ,
Imagine um gás inteiramente constituído por elétrons com cargas negativas. Cargas de mesmo sinal se repelem, de modo que os elétrons exerceriam forças de repulsão entre si. Em uma expansão livre desse