Enunciado

A velocidade de lançamento de um projétil é cinco vezes maior que a velocidade na altura máxima. Determine o ângulo de lançamento θ 0 .

Passo 1

Vamos láá!! Queremos determinar o ângulo de lançamento θ 0 .

No enunciado nos é dada a informação

v 0 = 5 v

Onde v 0 é o módulo da velocidade inicial, e v é o módulo da velocidade na altura máxima.

Mas precisamos lembrar, que na altura máxima, a velocidade na vertical vale 0 e toda a sua velocidade estará na horizontal.

Dessa forma, temos que na altura máxima:

v y = 0

v x = v

Show de bola?!

Mas em um lançamento oblíquo, o eixo horizontal segue um movimento uniforme, ou seja, a velocidade no eixo x é constante. Isso é o mesmo que falar que a velocidade inicial em x vai ser a mesma o tempo todo, inclusive na altura máxima.

v x = v 0 x = v

Assim, para encontrar a velocidade inicial em x , podemos decompor a velocidade inicial:

v 0 x = v 0 * cos ⁡ θ 0

Sendo assim:

v = 5 * v 0 * c o s θ 0

Ou seja,

cos ⁡ θ 0 = 1 5

Logo, conseguimos calcular o ângulo de lançamento θ 0 :

θ 0 = cos - 1 ⁡ 1 5 = 78,5 °

Resposta

θ 0 = 78,5 °

De boa , né ? Vamos fazer mais exercícios então!!!!!!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que você conhece os vetores de posição de uma partícula em dois pontos do caminho dela, um anterior ao outro. Você também sabe o tempo que leva para a partícula se mover de um ponto ao outro.
Se um objeto está se movendo em direção ao oeste em certo instante, em qual direção está sua aceleração? (a) norte, (b) leste, (c) oeste, (d), (e) pode estar em qualquer direção.
Um rio tem 0,76m de largura. Os bancos do rio são retos e paralelos. A corrente está a 4,0k m / h e é paralela aos bancos. Um barco tem uma rapidez máxima de 4,0k m / h em águas paradas. O piloto do b
Após atingir o ponto mais baixo em seu salto, no tempo t b a i x o , uma praticante de bungee jumping se move para cima, ganhando rapidez por um breve intervalo de tempo até que a gravidade domine seu
Um objeto projetado verticalmente para cima, com rapidez inicial v 0 , atinge uma altura máxima h acima de seu ponto de lançamento. Outro objeto, projetado para cima com rapidez inicial 2 v 0 da mesma