Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Você está dirigindo um carro que acelera em uma pista horizontal, a partir do repouso, sem patinar os pneus. Use a relação trabalho-energia cinética de translação para o centro de massa e diagramas de corpo livre para explicar claramente qual força (ou quais forças) é (são) diretamente responsável (responsáveis) pelo ganho de energia cinética de translaçào do carro e de você próprio. Dica: A relação se refere apenas a forças externas, de forma que o motor do carro não é a resposta. Escolha corretamente o seu “sistema” para cada caso.

Passo 1

Pelo diagrama de corpo livre da esquerda, vemos que a única força externa presente no carro é o atrito (a normal e o peso se anulam), logo é a única força realizando trabalho e, portanto, é a responsável pelo aumento de energia cinética do carro.

A análise do sistema “pessoa-dentro-do-carro” é semelhante, em que só temos uma força atuando (de novo, o peso da pessoa se anula com a normal que o carro faz nela), sendo ela a resonsável pelo ganho de energia cinética da pessoa.

Resposta

Ver solução

Exercícios de Livros Relacionados

Um esquiador é puxado por uma corda para o alto de uma encosta que faz
Uma força F → = 3,00   N i ^ + 7,00   N j ^ + 7,00   N
Um velocista que pesa 670   N corre os primeiros 7,0   m de
Um automóvel sobe à velocidade de 80 km/h uma ladeira com inclinação d
Uma máquina transporta um pacote de 4,0   k g de uma posição inic