Enunciado

Você dispoe de duas esferas metálicas neutras e fixas em suportes de madeira. Descreva um procedimento para eletrizar as esferas de forma que elas fiquem com cargas opostas e de valores absolutos exatamente iguais. Use diagramas de carga para ilustrar o procedimento.

Passo 1

Fala galera, tudo bom com vocês?

Vem comigo pra fazer essa questãozinha aqui!

Use o modelo de carga e o modelo de um condutor como um material através do qual os elétrons se movem.

Passo 2

O carregamento de duas esferas neutras com cargas opostas, mas iguais, pode ser feito por meio das quatro etapas a seguir.

  1. Toque as duas esferas de metal neutras juntas.
  2. Traga uma haste carregada (digamos, positiva) perto (mas sem tocar) de uma das esferas (digamos, a esfera esquerda). Observe que as duas esferas ainda estão se tocando e a carga líquida sobre elas é zero. A esfera direita tem um excesso de carga positiva exatamente da mesma quantidade que a carga negativa da esfera esquerda.
  3. Separe as esferas enquanto a haste carregada permanece perto da esfera esquerda. A separação de carga permanece nas esferas.
  4. Afaste a haste carregada das duas esferas. As cargas separadas se redistribuem uniformemente sobre as superfícies de esfera de metal

Resposta

Ver resolução

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Use a Equação 38-37 para calcular o gap de energia supercondutora para o estanho e compare seu resultado com o valor medido de 6,00 × 10–4 eV. (b) Use o valor medido para calcular o valor mínimo d
Qual é a probabilidade de um elétron de condução na prata ter uma energia cinética de 4,90 eV em T = 300 K?
Aproximadamente quantos estados de energia com energias entre 2,00 eV e 2,20 eV estão disponíveis para os elétrons em um cubo de prata medindo 1,00 mm de lado?
A densidade dos estados do elétron em um metal pode ser escrita g (E) = AE1 / 2, onde A é uma constante e E é medido a partir da parte inferior da banda de condução. (a) Mostre que o número total de e
Mostre que () 2123-F 23 = ENEEg (Equação 38-43) segue da Equação 38-41 para g (E) e da Equação 38-22a para EF.