Enunciado

Você é um engenheiro civil trabalhando no projeto interior de uma loja em um shopping center. Uma barra uniforme com 2,00 m de extensão e massa de 8,50 kg deve ser presa à parede em uma extremidade, por meio de uma dobradiça que permite que a barra gire livremente com muito pouco atrito. A barra será mantida em uma posição horizontal por um cabo leve a partir de um ponto na barra (uma distância x da dobradiça) até um ponto na parede acima da dobradiça. O cabo forma um ângulo u com a barra. O arquiteto propôs quatro formas possíveis de conectar o cabo e lhe pediu para avaliá-las:

(a) Há uma preocupação sobre a resistência do cabo que será exigido. Qual conjunto de valores de x e u na tabela produz a menor tensão no cabo? E a maior? (b) Existe preocupação em relação à força de ruptura da parede de reboco, onde a dobradiça será presa. Qual é o conjunto de valores de x e u que produz o menor componente horizontal de força que a barra exerce sobre a dobradiça? E o maior? (c) Também há preocupação a respeito da resistência exigida da dobradiça e a resistência de sua conexão com a parede. Qual é o conjunto de valores de x e u que produz o menor módulo do componente vertical da força que a barra exerce sobre a dobradiça? E o maior? (Dica: a direção do componente vertical da força que a dobradiça exerce sobre a barra depende de onde o cabo está preso ao longo da barra.) (d) Existe alguma alternativa dada na tabela preferível às outras? Alguma das alternativas deverá ser evitada? Discuta.

Passo 1

E aii galera, vamos fazer mais uma questão?

Letra a:

Abaixo, o diagrama de corpo livre em equilíbro estático.

Temos:

L = 2.00 m m = 8.50 k g g = 9.80 m s 2

E

∑ τ A = 0 → 0 A x + 0 A y - L 2 m g + xTsin ⁡ θ + 0 Tcos ⁡ θ = 0

T = m g L 2 x s i n ⁡ θ

Passo 2

Em seguida nós fazemos a seguinte tabela baseada nos dados oferecidos:

E calculamos:

T m i n = 64.12 N x = 1.50 m   e   θ = 60 ∘ → A l t e r n a t i v a   B   T m a x = 184.55 N x = 0.75 m   e   θ = 37 ∘ →   A l t e r n a t i v a   C

T é a força do cabo na barra. Pela terceira Lei de Newton a tensão da barra no cabo tem direção oposta e a mesma magnitude. Então, o cabo está em tensão.

Passo 3

Letra b:

A força do componente horizontal que a barra exerce sobre a dobradiça é igual em magnitude e oposta em direção à força do componente horizontal que a dobradiça exerce sobre a barra A x .

Temos então:

∑ F x = 0 → A x - Tcos ⁡ θ = 0 → A x = Tcos ⁡ θ

Em seguida nós fazemos a seguinte tabela baseada nos dados oferecidos:

Passo 4

Letra c:

O componente vertical da força que a dobradiça exerce sobre a barra A y , tem a mesma magnitude, mas direção oposta da força do componente vertical exercida pela barra na dobradiça.

Temos então:

∑ F y = 0 → A y - m g + Tsin ⁡ θ = 0 → A y = m g - Tsin ⁡ θ

Em seguida nós fazemos a seguinte tabela baseada nos dados oferecidos:

Passo 5

Letra d:

Temos ainda a seguinte tabela:

A alternativa B deve ser preferível, pois tem os valores menores para T , A x   e A y .

As alternativas C devem ser evitadas uma vez que tem os maiores valores para T   e   A x

Se a resistência da dobradiça e sua fixação à parede for uma preocupação crítica, a alternativa D deveria ser evitada.

Normalmente, quanto maior a magnitude das forças significa a necessidade de materiais mais caros. Mas a segurança é muito importante também. Portanto, de acordo com as forças encontradas, devemos selecionar materiais para o cabo, a dobradiça e a parede que pode ser capaz de suportar as forças que atuam sobre eles.

Resposta

Ver resolução

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma régua de um metro está em equilíbrio horizontal sobre a lâmina de uma faca na marca de 50c m . com duas moedas de 5,00g empilhadas na marca de 12c m , a régua fica em equilíbrio na marca de 45,5c
Uma viga uniforme com 9,00 m de comprimento é articulada em uma parede vertical e mantida horizontalmente por um cabo de 5,00 m de comprimento preso à parede 4,00 m acima da dobradiça (Figura E11.17).
Como parte de um programa de exercícios, uma pessoa de 75 kg levanta seu peso inteiro na ponta de um pé (Figura P11.59). O tendão de Aquiles puxa diretamente para cima no osso do calcanhar do seu pé.
Você precisa medir a massa M de uma barra longa de 4,00 m. A barra tem uma seção reta, mas alguns furos feitos ao longo de sua extensão, e você suspeita que seu centro de gravidade não está no meio da