Enunciado

58 . Mostre que o período mínimo de um satélite em órbita em torno de um planeta esférico de densidade uniforme ρ é T m í n = 3 π G ρ independente do raio do planeta.

Passo 1

Vem comigo que a gente detona essa juntos!

Para mostrarmos oque o enunciado quer, temos que lembrar que em uma órbita circular a força resultante é igual a força centrípeta, no caso do enunciado a força resultante é a força gravitacional, assim:

m v 2 r = G M m r 2

E vamos também usar o fato de que como temos um movimento circular a velocidade tangencial é dada por:

v = ω r

E que ω é dado por:

ω = 2 π T

Agora vamos juntar tudo o que temos!

Passo 2

Juntando tudo, temos:

m r 2 π T r 2 = G M m r 2

⇒ 4 π 2 T 2 r = G M r 2

⇒ 4 π 2 T 2 = G M r 3

Assim temos que:

T = 4 π 2 r 3 G M

Passo 3

Agora como o enunciado nos deu a densidade de massa do planeta, podemos escrever que M = ρ V , mas como o planeta é esférico, temos que:

V = 4 3 π r 3

Assim temos que o período é dada por:

T = 4 π 2 r 3 G ρ 4 3 π r 3

⇒ T = 3 π G ρ

Chegamos aonde o enunciado queria!

Resposta

Demonstrado acima.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere um satélite em órbita circula próxima da superfície de um planeta. (a) Mostre que o período T dessa órbita só depende da densidade média do planeta e não de sua massa total. (b) Calcule o va
12.27. Qual deve ser a velocidade orbital de um satélite que descreve uma órbita circular de raio igual a 780 km acima da superfície terrestre?
12.31. Deimos, uma das luas de Marte, possui cerca de 12 km de diâmetro e 2,0 ⋅ 10 15k g de massa. Suponha que você tenha sido abandonado sozinho em Deimos e queira jogar beisebol com você mesmo. Você
12.28. Missão Aura. Em 15 de julho de 2004,a NASA lançou a espaçonave Aura para estudar o clima e a atmosfera da Terra. Esse satélite foi colocado em uma órbita de 705 km acima da superfície da Terra.
12.30.Estação Espacial Internacional (International Sapce Station). A Estação Internacional completa 15,65 revoluções por dia em sua órbita ao redor da Terra. Supondo uma órbita circular, a que altura