Enunciado

(a) Pode um átomo de hidrogênio no estado fundamental absorver um fóton de energia menor que 13,6   e V ? (b) Pode esse átomo absorver um fóton de energia superior a 13,6   e V ?

Passo 1

E aiii gente, tudo bem com vocês?

Vamos fazer uma questãozinha aqui?

Vem comigo!

Letra a:

Sim, desde que a energia do fóton seja precisamente o suficiente para colocar o elétron em um dos estados de energia permitidos. Estranhamente, mais precisamente não classicamente , se a energia do fóton não é suficiente para colocar o elétron em uma energia excitada particular nível, o fóton não irá interagir com o átomo de forma alguma!

Passo 2

Letra b:

Sim, um fóton de qualquer energia superior a 13.6 e V ionizará o átomo. Qualquer energia acima de 13.6 e V irá para a energia cinética do elétron recém-liberado.

Resposta

  1. Sim, desde que a energia do fóton seja precisamente o suficiente para colocar o elétron em um dos estados de energia permitidos. Estranhamente, mais precisamente não classicamente , se a energia do fóton não é suficiente para colocar o elétron em uma energia excitada particular nível, o fóton não irá interagir com o átomo de forma alguma!
  2. Sim, um fóton de qualquer energia superior a 13.6 e V ionizará o átomo. Qualquer energia acima de 13.6 e V irá para a energia cinética do elétron recém-liberado.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A molécula de dissulfeto de carbono pertence ao grupo D x h . Os nove deslocamentos dos três átomos cobrem A 1 g + A 1 u + A 2 g + 2 E 1 u + E 1 g . Quais são as simetrias dos modos normais de vibraçã
Uma molécula num líquido sofre cerca de 1,0.10 13 colisões em cada segundo. Admitamos que (a) toda colisão desativa vibracionalmente a molécula, ou (b) somente uma colisão em 100 é efetiva na desativa
Se o número de onda da transição rotacional J = 3- 2 do . 1 H 35 C l , considerado um rotor rígido, for 63,56c m - 1 , (a) qual é o momento de inércia da molécula? (b) qual é o comprimento da ligação?
A molécula C H 2 C l 2 pertence ao grupo de simetria C 2 v . Os deslocamentos dos átomos cobrem 5 A 1 + 2 A 2 + 4 B 1 + 4 B 2 . Quais são as simetrias dos modos normais de vibração?
Calcule a frequência da transição J = 4- 3 no espectro de rotação pura do . 14 N 16 O . O comprimento da ligação no equilíbrio é 115p m .