Exercícios Resolvidos de Instrumentação

Ver Teoria

Enunciado

No diagrama de blocos abaixo está representado um sistema de controle com realimentação. Com base nesse diagrama, são feitas as seguintes afirmações:

  1. Quando o valor de referência ( y s p ) é fixo, o controle é dito regulador.
  2. O controlador ( G C ) recebe o sinal de erro ( e ) e através dele, exerce o controle para modificar o valor de referência ( y s p ).
  3. O diagrama apresenta um sistema de controle com realimentação negtiva, que é bastante útil para fins de controle dinâmico e onde o erro ( e ) pode ser calculado através da fórmula e = y - y s p .
  4. No sistema apresentado no diagrama acima, o controlador age no sentido da estabilização.

Estão corretas as afirmações:

  1. I, II e III.
  2. I, III e IV.
  3. II, III e IV.
  4. II, II, III e IV.
  5. I e IV.

Passo 1

  1. Quando o valor de referência ( y s p ) é fixo, o controle é dito regulador.
  2. A afirmativa é verdadeira. Quando o setpoint é fixo, o controle trabalha de forma a tornar y = y s p , regulando dessa forma a variável de processo, y , em torno do setpoint.

    Passo 2

  3. O controlador ( G C ) recebe o sinal de erro ( e ) e através dele, exerce o controle para modificar o valor de referência ( y s p )
  4. O controlador, de fato, recebe o sinal de erro, entretanto, ele exerce controle sobre o eelemnto final de controle que modifica a variável de processo, e não o valor de referência (setpoint). A afirmativa é falsa.

    Passo 3

  5. O diagrama apresenta um sistema de controle com realimentação negtiva, que é bastante útil para fins de controle dinâmico e onde o erro ( e ) pode ser calculado através da fórmula e = y - y s p .
  6. A primeira parte da afirmativa está certinha. O sistema realmente é um sistema de realimentação negativa. Ele é chamado de realimentação porque a variável de processo é medida e realimentada à malha e é negativo devido ao sinal da realimentação.

    Entretanto o erro é calculado como e = y s p - y , portanto a afirmativa está incorreta.

    Passo 4

  7. No sistema apresentado no diagrama acima, o controlador age no sentido da estabilização.

A afirmativa é verdadeira. Em sistemas de realimentação negativa, como é o caso aqui, o controlador age de forma a neutralizar o erro e, consequentemente, estabilizar o sistema.

Resposta

e) I e IV