Exercícios Resolvidos de Instrumentação

Ver Teoria

Enunciado

Os _____________medem os valores dos distúrbios e o ____________calcula o sinal de correção em função das cargas e do valor desejado. O _______________é uma constante de proporcionalidade que representa a relação entre a entrada e a saída de um sistema de controle e traduz a capacidade de resposta do elemento a uma variação na ______________. Entretanto, o que realmente ocorre é que os componentes de uma malha de controle apresentam características____________ . A saída sofre uma defasagem em relação à entrada, sendo dependente do tempo, caracterizando um _______________. Devido a este fato, os componentes de uma malha de controle, na prática, não respondem instantaneamente a variações de entrada, produzindo uma resposta somente após decorrido um dado intervalo de tempo.

A alternativa que melhor preenche as lacunas do texto acima, na sequência em que os termos aparecem é:

  1. Sensores/transmissores, controlador, ganho, entrada, dinâmicas, atraso.
  2. Controladores, transmissor, erro, saída, estáticas, ganho.
  3. Sensores/transmissores, controlador, ganho, saída, estáticas, ganho.
  4. Controladores, transmissor, erro, entrada, dinâmicas, atraso.
  5. Sensores/transmissores, controlador, erro, saída, dinâmicas, atraso.

Passo 1

Quem mede os valores dos distúrtbios é sempre o conjuto sensor/transmissor e quem calcula a correção é sempre o controlador.

O ganho pode ser definida como a razão entre a variação da saída para uma dada entrada, portanto ele é uma constante de proporcionalidade que representada a relação entre essas duas características.

O componente das malhas de controle são dinâmicos e cada processo apresenta um tempo característico próprio, que faz com que as variações na saída não sejam sentidas instantaneamente assim que uma perturbação acontece, por isso, dizemos que ocorre um atraso.

Resposta

  1. Sensores/transmissores, controlador, ganho, entrada, dinâmicas, atraso.