Enunciado

Quanto à classificação dos instrumentos, têm-se as seguintes afirmativas:

  1. São instrumentos que detectam as variações na variável medida/controlada através do elemento primário e enviam à distância.
  2. São elementos que estão em contato direto com a variável medida e que utilizam ou absorvem energia do próprio meio, para fornecer ao sistema de medição uma resposta em função da variável medida/controlada.
  3. São instrumentos que comparam o valor da variável medida/controlada com o valor desejado e exercem uma ação de correção na variável manipulada.

Pode-se dizer, quanto aos instrumentos citados nas afirmatovas, que:

  1. I é o controlador, II é o sendor e III é o transmissor.
  2. I é o controlador, II é o sendor e III é o comparador.
  3. I é o transmissor, II é o controlador e III é o sensor
  4. I é o transmissor, II é o sensor e III é o controlador
  5. I é comparador, II é o sensor e III é o controlador.

Passo 1

Vamos analisar cada uma das afirmativas

  1. São instrumentos que detectam as variações na variável medida/controlada através do elemento primário e enviam à distância.
  2. O texto diz que esse instrumento detecta variaçãoes na variável manipulada através do elemento primário (sensor) e em seguida envia essa informação.

    O elemento responsável por fazer a transmissão do sinal lido pelo sensor é o transmissor.

    Passo 2

  3. São elementos que estão em contato direto com a variável medida e que utilizam ou absorvem energia do próprio meio, para fornecer ao sistema de medição uma resposta em função da variável medida/controlada.
  4. Os elementos que estão em contato direto com a variável medida são aqueles que fazem a medição da variável do meio. Esses elemento são os sensores, que podem ser de temperatura, pressão, vazão, velocidade etc.

    Passo 3

  5. São instrumentos que comparam o valor da variável medida/controlada com o valor desejado e exercem uma ação de correção na variável manipulada.

A palavra chave nessa afirmativa é “comparam”. Os instrumentos que comparam a variável medida com o setpoint e tomam a decisão são sempre os controladores.

Resposta

d) I é o transmissor, II é o sensor e III é o controlador

Exercícios Relacionados