Enunciado

As indústrias possuem uma gama de instrumentos inteligentes que realizam o controle de processos de forma automática e remota. Sendo assim, são considerados elementos finais de controle:

  1. Reservartórios, bombas e transmissores de pressão.
  2. Reservatórios, bombas e tanques.
  3. Reservatórios, bombas e controlador lógico programável.
  4. Bombas, resistência elétrica e tanques.
  5. Bombas, válvulas e resistência elétrica.

Passo 1

Elementos finais de ontrole são aqueles elementos que atuam diretamente sobre a variável controlada. Por exemplo: uma válvula que manipula a vazão que passa por uma tubulação.

O primeiro item da letra a é “reservatórios”. Um reservatório não pode funcionar como elemento final de controle porque ele não é capaz de manipular nenhuma variável de nenhum processo.

Portanto podemos excluir as três primeiras opções que possuem reservatórios.

Passo 2

A letra d) diz: “bombas, resistência elétrica e tanque”.

Bomba e resistência elétrica podem funcionar de fato como elementos finais de controle. A bomba é capaz de aumentar o fluxo/pressão de uma corrente líquida e a resistência elétrica pode manipular a temperatura, por exemplo.

Porém não é possível que um tanque seja um elemento final de controle.

Passo 3

A letra e) além de bombas e resistência elétrica, que nós já vimos que podem ser elemento final de controle, também apresenta válvulas.

As válvulas são sim um elemento final de controle, e na verdade, são o elemento final de controle mais comum na indústria. Elas são capazes de manipular o fluxo por uma tubulação sendo capazes de controlar uma gama enorme de processo.

Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa e).

Resposta

e) Bombas, válvulas e resistência elétrica.

Exercícios Relacionados