Exercícios Resolvidos de Isomeria Óptica

Ver Teoria

Enunciado

Dos ácidos orgânicos abaixo, apresentam isômeros ópticos somente:

Passo 1

Logo de cara não se assuste com essas estruturas, lembre que um carbono para apresentar isomeria óptica ele precisa de que? Quatro ligantes DIFERENTES!! Sim, em capslock por que essa palavrinha mágica é muuuuuuuuuito importante.

Graças a ela você mata esse questão em dois segundos. Procura dentro daquelas quatro estruturas os carbonos que tem quatro ligantes diferentes:

1º Já corta todos aqueles que forem CH2 porque te diz que tem dois hidrogênios ligados, ou seja, não são ligantes diferentes.

Passo 2

2º Corta os carbonos que fizerem duplas ligações! De novo, você precisa de quatro ligantes, se o carbono faz uma ligação dupla ele terá apenas 3 ligantes.

Passo 3

3º Agora analisa os carbonos que sobraram e vê se realmente tem quatro ligantes diferentes:

O ácido orgânico I tem os ligantes 1 e 4 iguais, então é importante sempre ter muita atenção! Portanto o único ácido com carbono quiral é o II.

Fechou? FECHOOOOOOOOOOOOOU!

Resposta

Ácido II.

Exercícios de Livros Relacionados

Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 2-bromo-2- metil-propano;
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CHBrCH2CH3
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CH2CHCl2
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 1,2-dicloro-pentano.
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CHBrCH2Br.