Exercícios Resolvidos de Isomeria Óptica

Ver Teoria

Enunciado

Qual das seguintes substâncias têm carbonos assimétricos?

Passo 1

Vamos começar relembrando o seguinte: carbono assimétrico ou quiral é aquele que precisa ter quatro ligantes diferentes! Show de bola! Então vamos olhar letra por letra agora!

Passo 2

No primeiro composto, já vamos eliminar o primeiro, segundo e quarto carbonos, pois eles estão ligados a outros 2 ou 3 hidrogênios. Beleza? Já o terceiro carbono faz ligação com um hidrogênio, um cloro, um C H 3 e um C H 2 C H 3 . Então o terceiro carbono é assimétrico, pois possui três ligantes diferentes.

Passo 3

No segundo composto, temos quatro carbonos que fazem ligações com mais de um hidrogênio. Então de cara esses não podem ser assimétricos! E o seu terceiro carbono, faz ligação com dois C H 3 o que também impede que ele seja um assimétrico.

Passo 4

No terceito composto, eliminando todos os carbonos que apresentam mais de um hidrogênio ligado, nos resta apenas o terceiro carbono. Ele faz ligações com o C H 3 C H 2 , com o Bromo, com um C H 3 e com C H 2 C H 2 C H 3 . Então vemos que o terceiro carbono é assimétrico! Show! Conseguimos!

Resposta

O primeiro e o terceiro compostos possuem carbonos assimétricos.

Exercícios de Livros Relacionados

Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 2-bromo-2- metil-propano;
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CHBrCH2CH3
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CH2CHCl2
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 1,2-dicloro-pentano.
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CHBrCH2Br.