Exercícios Resolvidos de Laços de repetição

Ver Teoria

Enunciado

Dado uma string com uma frase informada pelo usuário (incluindo espaços em branco), conte: a) quantos espaços em branco existem na frase.

b) quantas vezes aparecem as vogais a, e, i, o, u.

Passo 1

Fala aí, doido! Pra começar, a gente precisa perguntar pro usuário uma frase. E pra isso a gente usa a função input().

A frase digitada pelo usuário vai ficar salva na variável que a gente chamou de “frase” (bem criativo haha). Agora, precisamos contar quantos dos caracteres dessa string são vogais ou espaço. Primeiro, vamos criar nossas variáveis que vão servir de contadores.

Show! Com tudo preparado, vamos por a mão na massa!

Passo 2

Agora a gente precisa checar, letra por letra, se é vogal ou espaço. Pra isso, podemos usar um laço de repetição for.

Essa estrutura vai repetir o código em seu corpo uma vez a cada letra da frase, atualizando a variável “letra” a cada loop. Então, a gente só precisa checar se a variável guarda uma vogal ou um espaço. Vamos começar com o espaço, que é mais fácil.

Pronto! Agora, sempre que a letra for um espaço, vai ser acrescentado uma unidade na variável “espacos”. Também precisamos checar se é uma vogal, e vamos usar o operador in pra isso.

Caso você não recorde bem, esse operador checa se uma letra está dentro de uma string. Malandramente eu criei uma string com todas as vogais, e o operador diz de a letra está dentro da string. Nesse caso, se estiver, é uma vogal. Mas se liga que o operador não é comutativo, isso significa que a letra tem que ficar à esquerda e a string à direita do “in”, ok?!

Passo 3

Beleza! Agora a gente já tem os dados necessários, a gente só precisa exibir pro usuário. Pra exibir, vamos usar a função print().

Pronto! Finalizamos o exercício! =)

Resposta