Exercícios Resolvidos de Laços de repetição

Ver Teoria

Enunciado

Ao executar o seguinte programa, o que será exibido?

Passo 1

Fala aí! A gente precisa dar uma analisada no código pra qual vai ser o resultado. O importante a se notar nessa questão é o uso do range() de uma forma que talvez você não tenha notado. O range funciona exatamente como os intervalos em listas e strings. No primeiro parâmetro, recebe um valor inicial, no segundo, um valor final. Já no terceiro, recebe o passo que deve ser dado a cada loop pra chegar no valor final. Só pra você sacar bem, vou te mostrar na prática como intervalos são gerados com a função range().

Não costumamos usar essa notação em programas reais, mas é útil pra gente visualizar. Se executar esse código, será exibida a lista [0,1,2,3,4]. Isso porque nós só passamos um parâmetro. Quando passamos 2, são considerados como intervalos.

Porém, os intervalos são inclusivos na esquerda e exclusivos na direita. Isso significa que o último digito do intervalo não será incluído no resultado (nesse caso, o 5 não foi pra lista final).

Já no ultimo caso, quando passamos três parâmetros, também podemos escolher o passo no qual o intervalo vai aumentar ou diminuir. No exemplo (mesmo números do enunciado), a lista retornada foi -1 e -3.

De forma análoga, o for do enunciado vai repetir o código print(frutas[k]) com k sendo -1 e depois sendo -3. Com isso, o programa exibirá “uva” e “laranja”.

Resposta

“uva” e “laranja”.