Exercícios Resolvidos de Laços de repetição

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que pergunte um número n para o usuário e exiba todos os seus divisores.

Passo 1

Fala aí, meu parceiro! Maninho, a gente precisa descobrir todos os divisores de um certo número. Mas como podemos fazer isso?!

Bom, uma ideia é a gente testar todos os números! A gente pode usar um laço de repetição e verificar todos os números de 1 até n, checando se são divisores. Se forem, a gente exibe, sacou?? Relaxa, a gente vai chegar lá! Mas primeiro, vamos começar perguntando o número pro usuário. Pra isso, bora usar a função input().

Mas se liga que a gente usou a função int() também. Isso porque a função input() sempre retorna string, mas a gente espera que a entrada seja um número inteiro, por isso usamos a função int() ali, ok?

Passo 2

Beleza, agora que sabemos o número n, precisamos criar uma estrutura de repetição que varie de 1 até n-1. Vamos usar o laço for!

Dentro do escopo do laço for, a variável i vai ser igual a 1, depois 2, depois 3, assim por diante… Lembrando que vai até n-1, ok?! i não vai ser igual a n nunca, porque a função range() é exclusiva na direita. Pros amantes de cálculo, o intervalo da função range ali é [1,n). Show! Agora precisamos checar se o número i é divisor de n ou não. Mas como checamos isso???

Relaxa, doido! É de boa! Olha esse exemplo:

Nessa continha, a gente dividir 10 por 2, e deu 5. Mas reparou que o resto deu 0? Isso significa que 2 é um divisor de 10. Vamos escrever essa mesma lógica em Python, mas em vez de usar 10 e 2, a gente usa n e i.

Pronto! A gente tá verificando se o resto da divisão de n por i é 0 e, se for, então i é divisor, sacou?? Beleza! Até aqui tá tranquilo!

O enunciado tá falando pra gente que quando o número for divisor, a gente precisa exibir. E pra exibir a gente usa a função print()! Fica +/- assim:

Pronto! Agora, se i for divisor, ele vai ser exibido. Só pra enfatizar, o código dentro do for vai se repetir várias vezes, e a cada vez a variável i vai ter um valor diferente, variando entre 1 e n, sacou? Por isso, depois de executar esse código, TODOS os divisores vão ser exibidos!

Passo 3

Ok, a gente já escreveu nosso código. Mas antes de entregar a prova, a gente PRECISA testar, ok? Vamos executar pra ver se tá tudo funcionando de boas!

Executei o código e digitei o número 10, e o programa exibiu 1, 2 e 5, que são os divisores de 10. Parece que funcionou de boas, cara!

Show! Agora é só entregar a prova e ser feliz! Valeuuuu

Resposta