Exercícios Resolvidos de Martensita revenida

Ver Teoria

Enunciado

A martensita é considerada dura e consequentemente frágil o que impede de ser usada em diferentes aplicações. Com isso cite qual o tratamento pode ser feito para melhorar essas características.

Passo 1

Galera...

A ductilidade e a tenacidade podem ser aperfeiçoadas e as tensões internas aliviadas por meio de um tratamento chamado revenimento.

Resposta

Realizar um tratamento térmico denominado revenimento

Exercícios de Livros Relacionados

Classifique as seguintes ligas ferro-carbono e suas microestruturas associadas em ordem decrescente de limite de resistência à tração:(a) 0,25 % p C com cementita globulizada(b) 0,25 % p C com perlita
Estime as durezas Brinell para amostras de uma liga ferro-carbono 0,45 % p C que foram submetidas aos tratamentos térmicos descritos nos itens (a), (d) e (h) do Problema 10.20 .
Cite duas razões pelas quais a martensita é tão dura e frágil.
Determine os limites de resistência à tração aproximados para amostras de uma liga ferro-carbono eutetóide que sofreram os tratamentos térmicos descritos nos itens (a) e (c) do Problema 10.23 .
Descreva sucintamente o procedimento de tratamento térmico mais simples que poderia ser usado para converter um aço contendo 0,76 % p C de uma microestrutura na outra, como segue:(a) Cementita globuli