Enunciado

128- A pressão da água no sistema de prevenção a incêndio exerce uma força para baixo de 135   N no bujão vertical em A . Determine a tração na haste do fusível D E e a força exercida no elemento B C E em B .

Passo 1

O fusível D E tende a ficar unido, logo a força nesse segmento tende a ser para baixo, logo se analisarmos a barra A B D teremos o seguinte diagrama de forças.

Como não há nenhuma força horizontal nessa parte logo um possível B x será igual a zero. Fazendo a somatória dos momentos em B temos:

10 T - 135 × 6 = 0

T D E = 81   N

Passo 2

Agora se fizermos a somatória de todas as forças nós teremos um B y igual a:

B y = T D E + 135 = 81 + 135 = 216   N

Porém isso é na barra A B D , na barra B C E por ação e reação estaria apontando para baixo e não para cima como nesse desenho, logo:

B y = 216   N ↓

Resposta

T D E = 81   N

B y = 216   N ↓

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O cabo ABC tem um comprimento de 5 m. Determine a posição x e a tração desenvolvida em ABC exigida para o equilíbrio do saco com 100 kg. Desconsidere o tamanho da polia em B.
Os membros de uma  treliça estão conectados a  um pino no ponto O. Determine a intensidade de F1 e seu ângulo para o equilíbrio. Adote F2 =6kN.
O suporte é usado para içar um recipiente contendo uma massa de 500 kg. Determine a força em cada um dos cabos AB e AC em função de u. Se a tração máxima permitida em cada cabo é 5 kN, determine o men
Determine a intensidade e a direção de F de modo que a partícula esteja em equilíbrio.
Os membros de uma  treliça estão conectados a  um pino no ponto O. Determine as intensidades de  F1 e F2 para o equilíbrio. Considere  θ = 60 ° .