Enunciado

3/50)A conta P de 60   g recebe uma velocidade inicial de 2   m / s no ponto A da guia lisa , que está curvada no plano horizontal . Se a força horizontal entre a conta e a guia tem um módulo de 0,8   N no ponto B , determine o raio de curvatura ρ da trajetória neste ponto .

Passo 1

Bom galera , para resolvermos esta questão precisaremos analisar as forças que atuam sobre a conta . Usaremos o princípio do somatório das forças concorrentes :

∑ F n = m a n = m v 2 ρ   :

Substituindo os valores que conhecemos , temos que :

0,06 * 9,81 = 2 16 32,2 5 2 ρ

Isolando ρ na equação , achamos que :

ρ = 0,518   f t

Resposta

ρ = 0,518   f t

Suave galera? Então bora resolver mais questões como essa!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma lata lisa de 0,75 kg é guiada ao longo da trajetória circular usando o braço-guia. Se o branço tem velocidade angular θ ˙ = 2r a d / s e a aceleração angular θ ¨ = 0 , 4r a d / s 2 no instante que
Se o coeficiente de atrito estático entre a superfície cônica e o bloco de massa m é μ s = 0,2 , determine a velocidade angular constante máxima θ ˙ sem fazer com que o bloco escorregue para cima.
Solucione o Problema 13.97 se o movimento ocorre no plano vertical.
Solucione o Problema 13.99 no instante θ = 60 ° .
Um brinquedo do parque de diversões gira com uma velocidade angular constante de θ ˙ = 0,8r a d / s . Se a trajetória do brinquedo é definida por r = ( 3 sen ⁡ θ + 5 )m e z = ( 3 cos ⁡ θ ) m , determi