1.

Determine o ângulo de inclinação lateral apropriado θ   para o avião voando a 600   k m / h e execuando um curva com 3   k m de raio. Note que a força exercida pelo ar é normal à superfície de apoio da asa. Dado: g = 9,8 m / s 2

Resolução
2.

O cursor A de 3   k g se encaixa com folga na ranhura lisa de 45 ° no disco, que gira em um plano horizontal em torno do seu centro O . Se A é mantido em posição por um cordão fixo no ponto B , determine a tração T no cordão para uma velocidade rotacional constante Ѳ ’   =   300   r p m . A direção da velocidade faria alguma diferença?

Resolução
3.

Uma pequena conta de massa m é conduzida por um aro circular de raio r que gira em torno de um eixo vertical fixo. Mostre como se pode determinar a velocidade angular w do aro pela observaçaõ do ângulo Ѳ que localiza a conta. Despreze o atrito em sua análise , mas assuma que uma pequena quantidade de atrito está presente para amortecer qualquer movimento da conta em relação ao aro uma vez que uma velocidade angular constante tenha sido estabelecida. Aponte quaisquer restrições sobre sua solução.

Resolução
4.

Um piloto voa em um avião a uma velocidade constante de 600   k m / h no círculo vertical com um raio de 1000   m . Calcule a força exercida pelo assento spbre o piloto de 90   k g no ponto A e no ponto B .

Resolução
5.

Uma criança gira uma pequena esfera de 50   g presa na extremidade de um fio com 1   m de modo que a esfera traça um círculo em um plano vertical como mostrado. Qual é a velocidade mínima v que a esfera deve ter quando estiver na posição 1? Se essa velocidade é mantida ao longo do círculo, calcule a tração T no fio quando a esfera está na posição 2. Despreze qualquer pequeno movimento da mão da criança.

Resolução
6.

Se o bloco de 2   k g passa sobre o topo B da porção circular da trajetória com velocidade de 3,5   m / s , calcule o módulo N b da força normal exercida pela trajetória sobre o bloco. Determine a velocidade máxima v que o bloco pode ter em A sem que perca o contato com a trajetória.

Resolução
7.

O pequeno bloco A de 2   K g desliza para baixo na trajetória curva e passa pelo ponto mais baixo B com uma velocidade de 4   m / s . Se o raio de curvatura da trajetória em B é de 1,5   m , determine a força normal N exercida sobre o bloco pela trajetória neste ponto. É necessário o conhecimento das propriedades de atrito?

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas