Enunciado

O cursor A é ligado a uma carga de 220 N e pode deslizar sem atrito sobre a barra horizontal. Determine a intensidade da força P para que haja equilíbrio do cursor quando a   x = 0,1   m ,   b   x = 0,4   m .

Passo 1

Obs: A figura referente a esse exercício mostra uma altura de 0,5 mm, mas os dados pedidos nas letras ( a ) e ( b ) para x , nos levam a acreditar que o livro queria mostrar uma altura de 0,5 m, que foi o valor considerado para o cálculo nessa questão.

Tá legal, vamos lá! Antes de começar o exercício, é sempre bom ter em mente as dicas que o próprio livro nos dá antes de cada seção de exercícios, na parte de “metodologia para resolução de problemas”. Então beleza, seguindo aquelas dicas, vamos começar fazendo o diagrama de corpo livre:

Passo 2

Agora que temos o DCL do problema, e temos três forças atuando, sendo duas desconhecidas, vamos desenhar o triângulo de forças para o sistema:

Para descobrir o valor de P , vamos aplicar a semelhança entre o triângulo maior (com as forças) e o triângulo menor (com as distâncias), com isso, temos:

P 0,1 = 220 0,51

Isolando P , temos:

P = 0,1 . 220 0,51 → P = 43,14   N

Passo 3

Para a letra ( b ) devemos fazer exatamente a mesma coisa, só lembrando de alterar o valor para x , então o DCL se torna:

E o triângulo de forças será:

Para descobrir o valor de P , vamos aplicar a semelhança entre o triângulo maior (com as forças) e o triângulo menor (com as distâncias), com isso, temos:

P 0,4 = 220 0,64

Isolando P , temos:

P = 0,4 . 220 0 , 64 → P = 137,5   N

Resposta

P = 43,14   N

P = 137,5   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois cabos estão ligados em C e são carregados como mostra a figura. Determine a tração (a) no cabo A C e (b) no cabo B C .
Dois cabos estão ligados em C e são carregados como mostra a figura. Determine a tração ( a ) no cabo AC e ( b ) no cabo BC.
Dois cabos estão ligados em C e são carregados como mostra a figura. Sabendo que P = 500N e α = 60 ° , determine a tração (a) no cabo A C e (b) no cabo B C .
Dois cabos estão ligados em C e são carregados como mostra a figura. Sabendo que α = 20 ° , determine a tração (a) no cabo A C e (b) no cabo B C .
Uma conexão soldada está em equilíbrio sob a ação de quatro forças como mostra a figura. Sabendo que F A = 5k N e F D = 6k N , determine as intensidades das outras duas forças.