Enunciado

Desenhe o diagrama de Corpo Livre da chave, sujeita a uma força de 100N. O apoio em A pode ser considerado um pino e a superfície de contato em B é lisa. Explique o significado de cada força no Diagrama

Passo 1

Fala aaai galerinha, belezoca de motoca? Bora lá fazer esse exercício aqui. Saca só, o enunciado nos disse que uma força F = 100   N é aplicada sobre uma chave como na figura abaixo:

Onde A é considerado como um suporte do tipo “pino”, e B é uma superfície lisa. E sabendo disso ele pede pra gente esboçar o diagrama de corpo livre pra chave com as forças de reações em cada ponto.

Passo 2

Show de bolinhas galerinha, essas duas informações que o enunciado nos deu são super importantes pra gente montar o diagrama de corpo, porque dizer que o a superfície em B é lisa, significa que a força de reação é perpendicular a superfície de contato, então no ponto B vamos ter uma força normal N B dada como:

Passo 3

E a outra informação que o enunciado nos dá, é que o ponto A pode ser considerado um pino, isso quer dizer que a força em A possui componentes no eixo x e no eixo y , logo A x e A y serão dadas como:

Sendo assim, colocando os eixos coordenados na figura, teremos que o diagrama de corpo livre da chave será:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

É desejável que uma pessoa seja capaz de iniciar o fechamento da porta do bagageiro de uma van, desde a posição aberta mostrada, com uma força vertical P de 40N . Como um exercício de projeto, determi
Uma chapa quadrada e uniforme de aço com 360m m de comprimento de aresta e uma massa de 15k g está suspensa no plano horizontal pelos três fios verticais, como mostrado. Calcule a força trativa em cad
Certos elementos de uma máquina para fazer gelo em cubo são mostrados na figura. (Um “cubo” tem a forma de um segmento cilíndrico!) Uma vez que os cubos e um pequeno aquecedor (não mostrado) formam um
O balde e seu conteúdo têm uma massa de 60 kg. Se a corda BAC possui 15 m de comprimento, determine a distância y até a polia para o equilíbrio. Despreze a dimensão da polia em A.
Desenhe o diagrama de corpo livre para os problemas a seguir. a) A lança no Problema 5.37. b) O anteparo no Problema 5.39. c) O elemento horizontal no Problema 5.41.