Enunciado

Determine a área da superfície interior do pistão de freio. Ele consiste em uma peça completamente circular. Sua seção transversal aparece na figura.

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Bora pra mais uma questão de Estática.

Neste problema, temos que determinar a superfície do objeto. Para isso, vamos utilizar o teorema de Pappus Guldin, ele é dado por:

S = θ r ¯ L

Onde θ é o ângulo de rotação que gera o corpo, neste caso, o meio-feio. Já L é o perímetro da região que vai gerar o sólido e r ¯ a distância do centroide da figura até o eixo de rotação.

Com isso, vamos determinar a região, temos:

Como podemos observar, para esta região vamos ter a seguinte fórmula:

S = θ r ¯ L S = 2 π a 2 2 + a + b 2 b 2 + e 2 + c a + b + c 2 + a + b + c f + a + b + 3 c 2 c … + a + b + 2 c g S = 119 × 10 3   m m 2

É isso, galera, Bora resolver mais questões pra ficar craque.

Resposta

S = 119 × 10 3   m m 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

93- Calcule a massa m de concreto necessária para construir a represa em arco mostrada. O concreto tem uma massa específica de 2.4M g / m 3
92- Ache o volume V do sólido gerado pela revolução da área sombreada por 90 gruas em torno do eixo x
A área de um setor circular é girada de 180° em torno do eixo y. Determine o volume do corpo resultante, o qual é parte de uma esfera.
Usando os métodos desta seção determine a área superficial A e o volume V do corpo formado pela revolução da área retangular por 360° em torno do eixo z.
O arco circular é girado de 360° em torno do eixo y. Determine a área superficial externa S do corpo resultante, que é uma parte de uma esfera.