Enunciado

Determine as componentes horizontal e vertical da reação em A e a reação normal em B sobre a chave no problema 5.7 .

Passo 1

Então, galera, a primeira coisa que vamos analisar é a soma dos momentos em relação a A !

Vamos assumir que o momento no sentido anti-horário é positivo:

∑ M A = 0

N B ( 25 × 10 - 3 ) - 100 ( 1 5 0 × 10 - 3 ) = 0

N B = 60 0   N

Passo 2

Para a gente encontrar as componentes horizontal e vertical no ponto A , vamos analisar cada um dos eixos separadamente. Vamos olhar primeiro para a componente horizontal.

A soma das componentes horizontais em A deve ser igual a zero na situação de equilíbrio e vamos assumir como referência a direção para direita como positiva. Assim:

∑ F x = 0

- A x + N B = 0

A x = 60 0   N

Passo 3

Vamos agora para a componente vertical. A soma das componentes verticais deve ser igual a zero na situação de equilíbrio e vamos assumir como referência a direção para cima como positiva. Assim:

∑ F y = 0

A y - 100 = 0

A y = 100   N

Resposta

Os valores para as componentes de reação em A são:

A x = 60 0   N

A y = 100   N

O valor da reação normal em B é:

N B = 60 0   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se a intensidade da carga distribuída que atua sobre a viga é w = 3k N / m , determine as reações no rolete A e no pino B .
O relé regula a tensão e a corrente. Determine a força na mola C D , que tem uma rigidez de k = 120N / m , de modo que ela permita que a armadura faça contato em A na figura (a) com uma força vertical
Se o rolete em A e o pino em B podem suportar uma carga de até 4k N e 8k N , respectivamente, determine a intensidade máxima da carga distribuída w , medida em k N / m , de modo que não haja ruptura d
Um bastão de vidro uniforme, com comprimento L , é colocado na vasilha hemisférica lisa com raio r . Determine o ângulo de inclinação θ para que haja equilíbrio.
Uma mola de torção linear deforma-se de modo que um momento de binário M nela aplicado esteja relacionado a sua rotação θ em radianos pela equação M = 20θN ⋅ m . Se essa mola estiver presa à extremida