Enunciado

Determine a força de atrito na caixa de 40   k g   e a força normal resultante em sua posição x , medida a partir do ponto A , se a força é P   =   300   N . Considere μ s = 0,5   e μ k = 0,2 .

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Bora pra mais uma questão.

Primeiramente, devemos determinar a força resultante. Para isso, vamos utilizar a segunda lei de newton, que nos diz que o somatório das forças sobre o corpo é igual força resultante. Para o eixo x , temos:

F R = ∑ F F R = - F a t + P cos ⁡ θ F R = N × μ s + 300 × 4 5 F R = 0,5 N + 240

Neste caso, a normal é igual ao peso, logo:

F 1 = g m u = 150 × 10 × 0,2 = 300   N

Passo 2

Agora, basta fazer o mesmo para o homem e o chão. A força de atrito entre o homem e o chão é dada por:

F 2 = 85 × 10 × 0,4 = 340   N

Logo, o homem conseguirá arrastar a caixa, pois o atrito entre seus sapatos e o chão é maior que o atrito da caixa com o chão.

Resposta

Sim, o homem conseguirá mover a caixa.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O menino de 40k g está sobre a viga e puxa a corda com uma força de 200N . Se μ s D = 0,4 , determine a força de atrito entre seus sapatos e a viga e as reações em A e B . A viga é uniforme e tem um p
O coeficiente de atrito estático entre o tambor e a barra de freio é μ s = 0,4 . Se M = 35N ⋅ m determine a menor força P que precisa ser aplicada à barra de freio a fim de impedir que o tambor gire.
O cone tem um peso W e centro de gravidade em G . Se uma força horizontal P for gradualmente aplicada à corda presa ao seu vértice, determine o coeficiente de atrito estático máximo para que haja desl
Resolva o problema anterior considerando que a caminhonete e a caixa estão subindo por um aclive de 10° .
Se o bloco A tem uma massa de 1,5k g , determine a maior massa do bloco B que não cause movimento do sistema. O coeficiente de atrito estático entre os blocos e os planos inclinados é μ s = 0,2 .