Enunciado

Determine a força em cada corda para o equilíbrio da caixa de 200 kg. A corda BC permanece na horizontal em razão do rolete em C, e AB tem um comprimento de 1,5 m. Considere y = 0,75 m.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá. Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, pela equação de equilíbrio, a soma das forças no eixo tem que ser igual a zero.

sin ⁡ θ = y A B

sin ⁡ θ = 0,75 1,5

θ = 30 °

∑ F x = 0

F A B cos ⁡ θ = F B C

F B C = 0,87   F A B

Passo 3

Já temos meio passo andado. Vamos calcular para o outro eixo, para isso, precisamos primeiro determinar o peso W da caixa:

W = 200 * 9,81

W = 1962   N

Logo:

∑ F y = 0

F A B sin ⁡ θ = 1962

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

F A B = 1962 sin ⁡ 30 °

F A B = 3924   N

Passo 4

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha de F B C em função de F A B para determinar a força na barra B C !!

F B C = 0,87 * 3924

F B C = 3414   N

Resposta

F A B = 3,92   k N

F B C = 3,41   k N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois cabos estão ligados juntos em C e carregados como mostra a figura. Determine a faixa da carga P para que ambos os cabos permaneçam esticados.
Desprezando-se o peso da barra, determine (a) o ângulo θ para equilíbrio em função dos termos fornecidos e (b) ) o ângulo θ para equilíbrio em função dos termos fornecidos se P = 2 W .
Se a mola está indeformada quando θ = 0 , desprezando o peso dos blocos, deduza (a) uma fórmula para que deve ser satisfeita para equilíbrio e (b) determine o valor de θ para equilíbrio se W = 300 N ,
Sabendo que θ = 60 , determine as reações em (a) B e (b) em C.
Para a figura a seguir, (a) determine a equação em termo dos dados fornecidos para que o sistema esteja em equilíbrio e (b) determine o valor do ângulo para equilíbrio quando M = 150 N m ,P = 200 Nel