Enunciado

Determine a força P necessária para manter o motor de 200   k g na posição para a qual θ = 30 ° . O diâmetro da polia em B é desprezível.

Passo 1

Galera, a tração T que vai de C para A , a força P que vai de C para B e o peso do motor estão representados na figura a seguir:

Note que o triângulo A B C tem dois lados iguais, e portanto é isósceles. Com base nisso, calculamos cada ângulo mostrado na figura acima.

Passo 2

Também na figura desenhamos o eixo x perpendicular à tração T . A resultante de forças nessa direção deve ser nula, ou seja:

∑ F x = 0

P cos ⁡ 15 ° - 200 9,81 cos ⁡ 30 ° = 0

P = 1759   N

Beleza?

Resposta

P = 1759   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um lenhador deseja fazer o tronco da árvore cair para cima do morro, apesar do tronco estar inclinado para baixo. Com a ajuda do guincho W , qual será a força trativa T necessária no cabo? O tronco de
A ferramenta mostrada é projetada para ajudar a remover tampas de latas com argolas. Se o usuário exerce uma força de 40N em A , determine a força trativa T na parte B C da argola.
O poste uniforme com 15m de comprimento tem uma massa de 150k g e está apoiado em suas extremidades lisas contra as paredes verticais e sustentado pela força trativa T do cabo vertical. Calcule as rea
Um tubo P está sendo curvado pela calandra de tubos, como mostrado. Se o cilindro hidráulico aplica uma força com módulo F = 24k N ao tubo em C , determine o módulo das reações dos roletes em A e B .
Determine as reações em A e E se P = 500N . Qual é o valor máximo que P pode ter para haver equilíbrio estático? Despreze o peso da estrutura comparado às cargas aplicadas.