Enunciado

A força de 70   N age no final do tubo B . Determine ( a ) o momento dessa força em relação ao ponto A e ( b ) a intensidade e a direção de uma força horizontal, aplicada em C , que produz o mesmo momento. Considere θ = 60 ° .

Passo 1

O momento gerados pela força aplicada em B pode ser determinado aplicando o princípio dos momentos, a partir da soma dos produtos entre as componentes da força e as distâncias dos braços de momento em relação ao ponto A de referência, tal que M = F ∙ d .

Em seguida, utilizando o resultado desse momento deve-se aplicar o princípio dos momentos com uma força horizontal a ser determinada em C .

Passo 2

A partir disso, o momento em relação ao ponto A pode ser encontrado. Supondo que o momento positivo seja dado no sentido horário:

M A = 70 cos ⁡ 60 ° 0,9 + 70 s e n 60 ° 0,7

∴ M A = 73,94   N ∙ m

Passo 3

Agora, aplicando o princípio dos momentos em relação ao ponto A com uma força horizontal em C da direita para a esquerda (para que o momento seja positivo no sentido horário), tem-se que:

M A = 73,94 = F C 0,9

∴ F C = 82,16   N

Resposta

M A = 73,94   N ∙ m

F C = 82,16   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Urn poste de comprimento l área de seção transversal constante A e material de peso específico ρ deve ser içado por um cabo colocado a 2/3 de sua extremidade inferior, para encaixe em uma base de conc
Determine os momentos das forças representadas na próxima figura, em relação às origens dos sistemas cartesianos indicados
Determine os momentos das forças representadas na próxima figura, em relação às origens dos sistemas cartesianos indicados
Qual é a diferença entre momento de uma força em relação a um ponto e momento dessaforça em relação a um eixo? Como exemplificar?
O que é binário? Por que binários de mesmo vetor conjugado são equivalentes?