Enunciado

96. A prateleira simétrica está sujeita a uma carga uniforme de 4   k P a . O apoio é fornecido por um parafuso (ou pino) localizado em cada extremidade A e A ' e por cantoneiras simétricas apoiadas contra a parede uniforme em ambos os lados B e B ' Determine a força resistida por cada parafuso na parede e a força normal em B para o equilíbrio.

Passo 1

Esse problema envolve uma simetria que nos vai facilitar muito, se cortamos a prateleira ao meio teremos a mesma situação tanto para um lado tanto para o outro, então podemos avaliar somente um lado e os resultados que obtivermos será o mesmo para outro.

Temos que avaliar que tipos de conexões temos nessa situação, nesse caso é um pino, segundo a tabela 5.2 do capítulo 5 , seção 5.5 , esse tipo de conexão por pino exerce força nas três direções dos eixos, mas como esse problema podemos considerar bidimensional, podemos apenas considerar duas forças.

Então considerando apenas uma metade, temos que calcular a força empregada pela carga uniforme, que nesse caso basta calcular o volume do paralelepípedo da metade que estamos usando. Então:

F = 4000 0,2 0,75

= 600   N

Para achar a força resistiva pedida no enunciado dos parafusos, basta calcular a norma, já que teremos a componentes dessa força.

Abaixo temos um diagrama de corpo livre que vai nos ajudar a ver o que está acontecendo.

Agora só temos que aplicar as equações de equilíbrio para achar as forças que queremos.

O macete é sempre começar com as equações que te oferecem menos incógnitas.

Passo 2

Vamos primeiro analisar a equação de equilíbrio referente ao momento em relação ao ponto A fazendo que as forças que o parafuso provoca não contribuam para o momento.

∑ M A = 0

N B 0,15 - 600 0,1 = 0

⇒ 0,15 N B = 60

⇒ N B = 400   N

Passo 3

Agora vamos analisar as equações de equilíbrio referentes a força em relação a x e y .

∑ F x = 0

400 - A x = 0

⇒ A x = 400   N

∑ F y = 0

A y - 600 = 0

A y = 600

Passo 4

Agora vamos calcular a intensidade da força resistiva realizada pelo parafuso.

F = 400 2 + 600 2

= 520000

= 721,11   N

Resposta

F = 721,11   N

N B = 400   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as reações nos apoios.
Desenhe o diagrama de corpo livre para os problemas a seguir.A haste no Problema 5 . 5 7 .A haste no Problema 5 . 5 9 .A haste no Problema 5 . 60 .
Determine as reações nos apoios.
A haste uniforme A B possui massa de 40k g . Determine a força no cabo quando a haste está na posição mostrada. Há uma luva lisa emA .
Determine as reações nos apoios.