Enunciado

Substitua o carregamento distribuído por uma força resultante equivalente e especifique sua posição na viga, medida a partir do ponto O.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

Por ser uma força composta (quem olha essas palavras asisim até acha que a gente sabe do que fala...), vamos dividir a força em duas semelhantes, mas não vai interferir em nada.

F t r i 1 = 4,5   k N

F t r i 2 = 2,25   k N

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

∑ F y = F R y

- F R =   - F t r i 1 + F t r i 2

F R = - 6,75   k N

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

∑ M = M R

- F R   d =   - F t r i 1 × d t r i 1 - F t r i 2 × d t r i 2

d = 2,5   m

Resposta

d = 2,5   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Substitua o carregamento por uma força resultante equivalente e especifique sua posição na viga, medida a partir de A.
Substitua o carregamento distribuído por uma força resultante e um momento de binário equivalentes atuando no ponto A.
Determine o comprimento b da carga triangular e sua posição a sobre a viga, de modo que a força resultante equivalente seja zero e o momento de binário resultante seja 8 kN  m em sentido horário.
Se o solo exerce uma distribuição trapezoidal de carga sobre o fundo do alicerce, determine as intensidades w1 e w2 dessa distribuição, necessárias para suportar as cargas das colunas.