Enunciado

Trace os diagramas de força cortante e momento fletor para a viga e o carregamento mostrados na figura e determine o valor máximo absoluto (a) da força cortante e (b) do momento fletor.

Passo 1

Fala aí, galerinha. Tudo bem com vocês? Bora pra outra questão.

Esses braços na estrutura, equivalem a força aplicada e um momento, que será a distância do braço multiplicada pela força. Logo, o diagrama de corpo livre será:

As reações de apoio serão determinadas pelas equações de equilíbrio. Logo:

∑ M A = 0

4 + 4 × 2 + 4 × 1 + 2 = F B × 3

F B = 6   k N

Logo:

F A = 8 - 6 = 2   k N

Passo 2

Agora, basta traçar os diagramas. O diagrama de cortante será:

O de momento será:

Logo:

V m á x = 6   k N

M m á x = 6   k N m

Resposta

V m á x = 6   k N

M m á x = 6   k N m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para a barra do Prob. 4.102, determine: (a) a máxima tensão, quando o raio de curvatura da barra for 4 m; (b) o correspondente valor do momento fletor. (Veja sugestão dada no Prob. 4.102.)
Uma pequena colua de 120 mm × 180 mm suporta três cargas axiais mostradas. Sabendo-se que a seção ABD é suficientemente afastada das cargas, para que permaneça plana, determinar a tensão no: (a) canto
Duas barras de latão são unidas firmemente a duas barras de alumínio, formando a seção composta mostrada. Usando os dados abaixo, determinar o maior momento fletor permissível, quando a viga é encurva
Para a seção composta abaixo, determinar o maior momento fletor permissível, quando a viga é encurvada em torno de um eixo vertical.
Para a seção mostrada abaixo, determinar o maior momento fletor permissível, quando a viga é encurvada em torno do eixo vertical.