Exercícios Resolvidos de Modelo VSEPR/RPECV

USP – Lista de Exercícios sobre Ligações Químicas. PQI 2110. Questão 11. Modificada.

a) Como uma molécula polar difere de uma apolar?

b) Os átomos X e Y têm diferentes eletronegatividades. A molécula diatômica XY será necessariamente polar? Explique.

c) Quais destas moléculas devem ter momento dipolo resultante diferente de zero (explique): C l 2 ,   C O ,   C O 2 ,   H 2 O ?

Passo 1

a) Para que uma molécula seja polar ela precisa possuir ao menos uma ligação polar, que gere um momento dipolo, e que os seus momentos dipolo não se anulem entre si. Ou seja, que seu momento dipolo resultante seja diferente de zero.

Para isso, precisamos conhecer a geometria da molécula, de modo a determinar a orientação dos diferentes vetores de momento dipolo e verificar se os mesmos terão suas intensidades somadas ou canceladas entre si.

Em uma molécula polar, o centro de carga negativa não coincide com o centro de carga positiva.

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

b) Sim!!!

Como as eletronegatividades são diferentes, vai existir um momento dipolo na ligação entre X e Y. Como não existem outras ligações na molécula, não existe a possibilidade dde um outro momento dipolo anular aquele formado entre X e Y.

A molécula será polar.

Passo 3

c) A molécula de C l 2 será apolar, pois não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos na ligação.

A molécula de C O será polar, uma vez que a diferença de eletronegatividade entre C e O gera um momento dipolo na molécula.

A molécula de C O 2 será apolar. Embora cada uma das ligações C=O seja polar, os dois momentos dipolo formados estão na mesma direção, mas em sentidos opostos. Assim o momento dipolo resultante é nulo.

A molécula de H 2 O será polar. As ligações O-H são polares pela diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos. Como a geometria da água é angular, os momentos dipolo não se anulam e a molécula possui um momento dipolo resultante diferente de zero.

Resposta

a) Ela possui momento dipolo resultante diferente de zero.

b) Sim.

c) C O e H 2 O .

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas