Teoria
Introdução
Bora imaginar que eu te dou um pouquinho de areia pra você fazer umas análises loucas lá. Provavelmente você vai usar a areia toda e ainda vai me pedir mais.
E se eu chego com uma montanha de areia pra você analisar? Você vai passar o resto da vida analisando grão por grão??? Claro que não né! Você vai pegar uma parte só.
Mas como escolho a parte que vou pegar?
Quando vamos trabalhar com parte de algo, precisamos garantir que essa parte dele representa o todo!
Tipo, se você vai pegar parte de uma amostra com bolinhas roxas e amarelas, a parte que pegaremos tem que ter das duas bolinhas e nas mesmas proporções originais.
Técnicas de Amostragem
Técnicas de amostragem são a forma usada para garantir essa representatividade do todo na sua amostra retirada.
Amostra seca e de pequena massa
Se sua amostra for de partículas secas e não tiver uma massa muito grande, vamos homogeneizá-la e reduzi-la.
Jogamos as partículas em uma lona e vamos fazendo ela ir, em zigue-zague, de um lado pra outro. Depois de fazer isso por um certo tempo, dizemos que a amostra esta homogênea. Fazemos então uma pilha com as partículas, tipo um cone.
Daí, usamos uma chapa para dividir o cone em 4 partes, tipo assim:
Depois pegamos duas partes opostas e voltamos lá pra nossa lona. Vamos repetindo esse processo até a massa da amostra ser tão pequena quanto necessário para a análise.
Uso de suspensão
Quando dá para suspender as partículas em um líquido inerte, fica bem mais fácil. É só agitar bastante de forma que fique o mais homogêneo possível. Depois é só pegar um pouco da suspensão e ser feliz.
Amostra de massa muito grande
Ok, já sabemos quase tudo. Mas lembra que isso tudo que falei foi pra uma amostra não muito grande né? E se recebêssemos aquele trem de areia imenso?
Aí você tem que aceitar que sua amostra retirada não vai representar bem o todo porque não vamos conseguir homogeneizar. Mas como não queremos um resultado ruim, vamos fazer amostragens múltiplas e usar da estatística nos cálculos para obter uma representatividade boa.
Mas isso geralmente não é abordado em Operações Unitárias e sim em disciplinas de estatística.