Enunciado

A análise de eixos para um compressor está resumida de acordo com as especificações.

  1. Se o eixo for selecionado ao acaso, qual será a probabilidade de o eixo atender aos requerimentos de acabamento da superfície?
  2. Qual é a probabilidade de o eixo selecionado atender aos requerimentos de acabamento da superfície ou aos requerimentos de aspecto arredondado?
  3. Qual é a probabilidade de o eixo selecionado atender aos requerimentos de acabamento da superfície ou não atender aos requerimentos de aspecto arredondado?
  4. Qual é a probabilidade de o eixo selecionado atender tanto aos requerimentos de acabamento da superfície como ao aspecto arredondado?

Passo 1

Vamos lá:

Deixe A representar o evento em que o eixo atende aos requisitos de acabamento da superfície e B representar o evento em que o eixo atende aos requisitos de aspecto arredondado.

Na letra a:

A probabilidade de o eixo atender aos requisitos de acabamento da superfície pode ser facilmente calculadas com os valores da tabela:

P ( A ) = N ú m e r o   d e   e i x o s   q u e   a t e n d e m   a o s   r e q u i s i t o s   d e   a c a b a m e n t o   d e   s u p e r f í c i e N ú m e r o   t o t a l   d e   e i x o s = 350 370 = 35 37

Passo 2

Na letra b:

P ( A ⋃ B ) = P ( A ) + P ( B ) - P ( A ∩ B ) = 362 370

Passo 3

Na letra c:

Temos 350 eixos que atendem aos requisitos de acabamento de superfície e 8 eixos que não atendem aos requisitos de acabamento de superfície nem os requisitos de aspecto arredondado. Então:

P ( A ⋃ B C ) = P ( A ) + P ( ( A ⋃ B ) C ) = 358 370

Passo 4

Na letra d:

P ( A ∩ B ) = 345 370 = 69 74

Resposta

  1. P ( A ) = N ú m e r o   d e   e i x o s   q u e   a t e n d e m   a o s   r e q u i s i t o s   d e   a c a b a m e n t o   d e   s u p e r f í c i e N ú m e r o   t o t a l   d e   e i x o s = 350 370 = 35 37
  2. P ( A ⋃ B ) = P ( A ) + P ( B ) - P ( A ∩ B ) = 362 370
  3. P ( A ⋃ B C ) = P ( A ) + P ( ( A ⋃ B ) C ) = 358 370
  4. P ( A ∩ B ) = 345 370 = 69 74
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

De 10 casais, queremos selecionar um grupo de 6 pessoas no qual a presença de um casal não é permitida. (a) Existem quantas escolhas possíveis? (b) Existem quantas escolhas possíveis se o grupo também
Apresente uma explicação combinatória para?
Quantos números de 5 algarismos podem ser formados a partir dos inteiros 1,2, ..., 9 se nenhum algarismo puder aparecer mais de duas vezes? (Por exemplo, 41434 não é permitido.).
Deve-se escolher um comitê de 6 pessoas a partir de um grupo formado por 7 homens e 8 mulheres. Se o comitê tiver que ser formado por pelo menos 3 mulheres e pelo menos 2 homens, é possível formar qua
Considere números de n algarismos onde cada um deles é um dos 10 inteiros 0, 1, ..., 9. Quantos números existem para os quais:(a) não há algarismos consecutivos iguais? (b) O 0 aparece como um algaris