Enunciado

Um aparelho óptico de armazenagem usa um procedimento de recuperação de erro que requer uma imediata retroleitura satisfatória de qualquer dado escrito. Se a retroleitura não tiver sucesso depois de três operações de escrita, aquele setor do disco será eliminado como inaceitável para armazenagem de dados. Em uma porção aceitável do disco, a probabilidade de uma retroleitura é 0,98. Suponha que as retroleituras sejam independentes. Qual será a probabilidade de uma porção aceitável do disco ser eliminada como inaceitável para armazenagem de dados?

Passo 1

Para que uma porção aceitável do disco seja eliminada, 3 falhas independentes precisam acontecer. Todas as falhas têm a mesma probabilidade:

1 - 0.98 = 0.02

Passo 2

Portanto, a probabilidade solicitada é:

0.02 × 0.02 × 0.02 = 8 × 1 0 - 6

Resposta

8 × 1 0 - 6

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma moeda perfeita é lançada n vezes. Seja Y o número de caras obtidas. Calcule a distribuição de Y, considerando agora que a moeda é viciada, sendo a probabilidade de cara dada por p, 0
Uma moeda perfeita é lançada quatro vezes. Seja Y o número de caras obtidas. Calcule a distribuição de Y, considerando agora que a moeda é viciada, sendo a probabilidade de cara dada por p, 0
Numa determinada localidade, a distribuição de renda (em reais) é uma v.a. X com f.d.p.Qual a renda média nessa localidade?
Prove que Γ(α + 1) = αΓ(α).
Prove que, se α for inteiro positivo, Γ(α) = (α – 1)!.