Enunciado

Considere a situação do Problema 10 do Capítulo 6. Verifique se X e Y são independentes.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para pegar o que aconteceu lá no problema 10 para calcular essas novas distribuições. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Vamos pegar a tabela de lá?? Bora

Bom, nosso primeiro passo vai ser analisar essa tabela.

P X = 0 , Y = 1 = 1 8

P X = 0 P Y = 1 = 1 32

Passo 3

Opa!! Deu ruim aí!! A gente sabe que, como as probabilidades devem ser iguais para serem consideradas independentes, deduzimos que X e Y não são independentes.

Resposta

X e Y não são independentes.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para as v.a. X e Y do problema 2 e usando os resultados do problema 4, calcule Cov(X,Y) e ρ X , Y .
Depois de um tratamento, seis operários submeteram-se a um teste e, mais tarde, mediu-sea produtividade de cada um deles. A partir dos resultados apresentados na tabela ao lado,calcule o coeficiente d
Lançam-se dois dados perfeitos. X indica o número obtido no primeiro dado e Y o maiorou o número comum nos dois dados. Escreva por meio de uma tabela de dupla entrada a distribuição conjunta de X e Y.
Uma moeda perfeita é lançada três vezes. Sejam:X: número de caras nos dois primeiros lançamentos;Y: número de caras no terceiro lançamento; eS: número total de caras.Calcule a média e a variância das
Lançam-se dois dados perfeitos. X indica o número obtido no primeiro dado e Y o maiorou o número comum nos dois dados. Calcule as esperanças e variâncias de X e Y.