Enunciado

Liste as idades de cinco dos seus amigos. Escreva cada um desses números em um pequeno pedaço de papel, de igual tamanho, e coloque-os dentro de um envelope. Antes de cada retirada, chacoalhe vigorosamente o envelope e feche os olhos.

  1. Qual é a intenção de toda a “engenharia” descrita acima?
  2. Repita três vezes o seguinte procedimento: retire de uma vez três papéis do envelope e anote seus números. Comente sobre as três trincas de números encontradas.
  3. Repita três vezes o seguinte procedimento: retire um dos papéis do envelope, anote o número e devolva-o ao envelope. Faça mais duas retiradas nos mesmo moldes. Comente entre as três trincas encontradas.
  4. Que diferenças existem nos procedimentos descritos em (b) e (c).

Passo 1

  1. Esse exercício não possui uma resposta única, trata-se de um experimento que você pode tentar fazer em casa, com intuito de observar como a aleatoriedade afeta o seu experimento, já que não existe nenhuma certeza sobre quais números serão sorteados.

Passo 2

Nos itens (b) e (c) cabe a você testar o experimento e observar as trincas retiradas, dificilmente teremos trincas iguais (considerando que as idades são todas diferentes) no item (b) e no item (c) ocorre que poderemos retirar mais de uma vez o mesmo número.

Passo 3

  1. A grande diferença entre os itens (b) e (c) é que as retiradas foram feitas sem e com reposição respectivamente. Portanto, como a população e a amostra são relativamente pequenas, pode ter havido diferenças nas coletas realizadas, principalmente levando em conta que no item (c) poderíamos sortear mais de uma vez o mesmo número para um trinca, coisa que não ocorreria no item (b).

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma amostra de tamanho 5 é obtida de uma variável aleatória com distribuição N ( 12,4 ) . Qual é a probabilidade de que a média amostral exceda 13? Qual é a probabilidade de que o mínimo da amostra se
Empregando uma tábua de números aleatórios, obtenha uma amostra aleatória de tamanho 8 de uma variável aleatória que tenha as seguintes distribuições: Exponencial, com parâmetro 2, De qui-quadrado, co
Na Seç. 13.5, apresentamos um método pelo qual amostras aleatórias de uma distribuição especificada podem ser geradas. Há vários outros métodos pelos quais isto pode ser feito, alguns dos quais são pr
Uma variável aleatória contínua X é uniformemente distribuída sobre·(-1/2 , 1/2) . Uma amostra de tamanho n é obtida de X e a média amostral X - é calculada. Qual é o desvio padrão deX - ?
Verifique que se X 1 , … , X n forem variáveis aleatórias independentes, cada uma tendo uma distribuição exponencial com parâmetro α i , i =1,2,...,n, e se K = min ⁡ ( X 1 , … , X n ) , então K terá u