Enunciado

A loteria de novatos da Associação Nacional de Basquete (NBA) envolve os 11 times que tiveram a pior campanha durante o ano. Um total de 66 bolas é colocado em uma urna. Cada uma dessas bolas tem estampado o nome de um time: 11 tem o nome do time com a pior campanha, 10 tem o nome do time com a segunda pior campanha, 9 tem o nome do time com a terceira pior campanha, e assim por diante (com a bola 1 tendo o nome do time que teve a décima primeira pior campanha). Uma bola é sorteada e o time que tiver o seu nome estampado nesta bola tem a chance de fazer a primeira escolha dentre um grupo de jogadores novatos que vão fazer a sua estreia na liga. Outra bola é então sorteada, e se ela "pertencer" a um time diferente daquele que recebeu a chance da primeira escolha, então o time à qual ela pertence tem a chance de fazer a segunda escolha dentre os jogadores novatos (se a bola pertencer ao time que recebeu a chance da primeira escolha, ela é então descartada e outra bola é escolhida; isso continua até que a bola de um time diferente seja escolhida). Finalmente, mais uma bola é escolhida, e o time com o nome estampado nessa bola (desde que este seja diferente dos dois primeiros times) recebe a chance de fazer a terceira escolha. As escolhas 4 a 11 remanescentes são então dadas como prêmio para os 8 times que "não ganharam na loteria" em ordem inversa a de suas campanhas. Por exemplo, se o time com a pior campanha não recebeu a chance de fazer qualquer uma das 3 escolhas, então esse time recebe a quarta escolha. Se X representar a chance de escolha do time com a pior campanha, determine a função de probabilidade de X.

Passo 1

E aí pessoal sabido do responde aí, tudo blz? Essa questãozinha é meio chatinha de entender né. Antes de partir pra solução, vamos então descrever melhor algumas ideias dela:

Na urna tem 66 bolas distribuídas da seguinte forma:

11bolas(pior time) + 10bolas(2°pior) + 9bolas(3°pior) + ... + 2bolas(10°pior ou segundo melhor) + 1bola (11° pior ou melhor time) = 66bolas.

Ele fala que o X representa as chances de sair uma das 11 bolas que têm o nome do pior time.

Com essa informação já podemos calcular P ( X = 1 ) probabilidade de sair na primeira bola o nome do pior time, como fazemos? Diz ai? Dá o papo?

P X = 1 = 11 66

Molezinha essa né!?

Passo 2

O problema está nas próximas, porque agora vamos ter que pensar na possibilidade de escolha repetida e consequente descarte da bola. Então como faríamos para calcular o P ( X = 2 ) ?

Aqui, devemos pensar que a bola que queremos é a segunda, e a desejada não foi escolhida ainda, então:

Temos 11 bolas para escolher (pior time) dentre as 65 que sobraram(66-1). Porém pode haver a situação da segunda bola não ser a desejada, e teremos que fazer 10 retiradas até chegar na que desejamos. Fica então ∑ i = 2 11 11 54 + i

Além disso, precisamos levar em conta o fato de que a primeira bola retirada não pode ser a desejada ∑ i = 2 11 12 - j 66 ambas situações citadas precisam ocorrer, temos então:

P X = 2 = ∑ i = 2 11 11 54 + i 12 - i 66

Passo 3

Agora vamos analisar o P ( X = 3 ) o raciocínio é análogo ao anterior, porém, agora teremos que observar que faremos três retiradas para a escolha ocorrer:

P X = 3 = ∑ i ≠ 1 i ≠ j ∑ j = 2 11 42 + j + i 12 - i 54 + j 12 - j 66

Passo 4

Aqui, pra terminar essa bela questão, basta a gente observar que a 4º bola em diante são dadas como prêmios, então é tudo o que resta do que a gente já calculou, se ligou?

É O EVENTO COMPLEMENTAR DO QUE A GENTE JÁ FEZ!!

P X = 4 = 1 - ∑ i = 1 3 P ( X = i )

Resposta

P X = 1 = 11 66

P X = 2 = ∑ i = 2 11 11 54 + i 12 - i 66

P X = 3 = ∑ i ≠ 1 i ≠ j ∑ j = 2 11 42 + j + i 12 - i 54 + j 12 - j 66

P X = 4 = 1 - ∑ i = 1 3 P ( X = i )

Exercícios de Livros Relacionados

Encontrando probabilidades. Use a distribuição de probabilidades que você construiu no Exercício 19 para encontrar a probabilidade de selecionar aleatoriamente um domicílio que tenha(a) um ou dois tel
Análise gráfica. Nos exercícios 9 a 12, determine se a conjunto numérico representa uma variável aleatória discreta ou uma variável aleatória contínua. Explique seu raciocínio.O período de tempo que e
Encontrando probabilidades. Use a distribuição de probabilidades que você construiu no Exercício 19 para encontrar a probabilidade de selecionar aleatoriamente um domicílio que tenha(c) entre um e trê
Análise gráfica. Nos exercícios 9 a 12, determine se a conjunto numérico representa uma variável aleatória discreta ou uma variável aleatória contínua. Explique seu raciocínio.A distância que uma bola
Determinando uma probabilidade faltante. Nos exercícios 25 e 26, determine o valor da probabilidade faltante em cada distribuição de probabilidade.