Enunciado

Planos probabilísticos. Existem vários planos probabilísticos que são utilizados em situações práticas. Vamos descrever brevemente alguns deles.

(b) Amostragem Aleatória Estratificada.

Passo 1

Nesse procedimento, a população é dividida em subpopulações ou estratos, usualmente de acordo com os valores (ou categorias) de uma variável, e depois AAS é utilizada na seleção de uma amostra de cada estrato. Por exemplo, considere uma população de N   =   10 estudantes, para os quais definimos as variáveis renda familiar ( X 1 )   e classe social ( X 2 ) , categorizada como A ,   B   ou C . Então, P   =   { 1 ,   2 , . . . ,   10 } e suponha que a matriz de dados seja:

Podemos considerar três estratos, determinados pela variável X 2 :

P A   =   { 3 ,   5 ,   8 } ,   P B   =   { 1 ,   6 ,   9 ,   10 } ,   P C     =   { 2 ,   4 ,   7 } .

Um dos objetivos da estratificação é homogeneizar a variância dentro de cada estrato, relativamente à principal variável de interesse.

Resposta

Assim, concluímos o raciocínio.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Planos probabilísticos. Existem vários planos probabilísticos que são utilizados em situações práticas. Vamos descrever brevemente alguns deles.(d) Amostragem em Dois Estágios.
O CD-Veículos traz os preços de 30 carros nacionais e importados, extraídos da população de todos os carros vendidos no mercado. Supondo que o desvio padrão dessa amostra seja um bom representante do
Planos probabilísticos. Existem vários planos probabilísticos que são utilizados em situações práticas. Vamos descrever brevemente alguns deles.(a) Amostragem Aleatória Simples (AAS).