Enunciado

Para verificar o efeito da variável X sobre a variável Y, foi realizado um experimento que forneceu os pares ( x i ,   y i ) dados por 3 ;   13,3 ,     7 ;   24,3 ,   5 ;   15,9 ,   2 ;   12,8 ,     9 ;   29,6 ,     7 ;   29,5 ,   3 ;   14,5 ,   5 ; 23,3 ,   8 ;   32,6 ,   2 ; 12,0   e   1 ; 4,6 . Obtenha a reta ajustada. Construa o diagrama de dispersão baseando-se nos pares fornecidos e, em seguida, desenhe a reta ajustada. Baseando-se apenas no gráfico, você diria que o ajuste é adequado?

Passo 1

Fala ai meu querido, vamos resolver essa questão de Regressão Linear Simples. Acho que olhando de cara os pares fornecidos pelo exercício podemos observar que existe uma tendência de valores mais altos de X estarem associado a valores mais altos de Y, e valores mais baixos de X associados a valores mais baixos de Y, vamos confirmar isso com nosso estudo da questão.

Passo 2

Utilizando uma planilha do Excel, montei uma regressão linear com ajuda da ferramenta “Análise de Dados”, e nosso gráfico ficou com a seguinte cara:

Passo 3

Confirmando nossas suspeitas, podemos observar pelo gráfico que o ajuste que fizemos para nosso problema parece ser adequado para as variáveis x e y. Nesse problema encontramos a seguinte equação:

y i = 4,44 + 3,15 x i

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que b1 e b0 das expressões (12.2) e (12.3) satisfazem as equações normais
As estatísticas resumidas a seguir foram obtidas de um estudo que usou a análise de regressão para investigar a relação entre a deflexão de pavimento e a temperatura da superfície do pavimento de vári
Os dados a seguir foram reproduzidos de um gráfico apresentado no artigo “Reactions on Painted Steel Under the Influence of Sodium Chloride, and Combinations Thereof” (Ind. Engr. Chem. Prod. Res. Dev.
Mostre que o “ponto das médias” (x , y ) cai sobre a reta de regressão estimada
Considere os três conjuntos de dados a seguir, nos quais as variáveis de interesse são x distância de comutação e y tempo de comutação. Com base em um gráfico de dispersão e nos valores de s e r2 , em