Elétrons Desemparelhados

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Você já deve ter reparado que nas disciplinas sempre existem termos e conceitos muito importantes que nos ajudam a entender a matéria. Quando estamos estudando a estrutura dos átomos, a distribuição dos elétrons, o estado que é mais estável para o átomo é necessário entendemos o que são elétrons desemparelhados.

Os orbitais atômicos podem alocar no máximo dois elétrons. Quando um elétron está sozinho no orbital dizemos que temos um elétron desemparelhado, mas quando os elétrons estão em par no orbital, temos elétrons emparelhados.

É um conceito bem simples, mas bem importante. Por exemplo, existe uma regra chamada Regra de Hund que diz que quando vamos distribuir os elétrons nos orbitais devemos priorizar elétrons desemparelhados, porque essa é a configuração eletrônica de menor energia e, portanto, mais estável. Isso acontece porque quando colocamos elétrons emparelhados, ou seja, no mesmo orbital, rola uma repulsão entre eles e a energia do átomo aumenta.

Esse é o conceito de elétrons desemparelhados. Guarda no coração, combinado? Porque seu professor pode falar bastante esse termo e a partir de agora você não ficará mais boiando quando ouvir =)

Conteúdos Complementares