pOH

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Digamos que temos duas soluções básicas, como podemos comparar elas e dizer qual é a mais básica? Será que a mais básica é aquela que tem a base mais forte? Aquela que tem uma concentração maior de base? 🤷🏾‍♀️ 🤷🏾‍♂️

Segundo a teoria de Arrhenius (se você não lembra muito bem dessa teoria, esse é um bom momento pra você conferir o nosso tópico Teria de Arrhenius), as bases são compostos, que em meio aquoso, sofrem dissociação, liberando o íon na solução. Então, quando comparamos duas soluções básicas, a mais básica será aquela que tem maior concentração de na solução.

Mas, como vamos mensurar essa concentração de se muitas vezes temos concentrações muito muito muito pequenas? É exatamente por isso que usamos o pOH (potencial hidroxiliônico).

O nome é complicado, mas não se assuta que eu vou te mostrar que o conceito é tranquilo. Esse "p" que aparece, significa " ":

Onde: é a concentração de na solução.

Mas porque complicar tanto assim? Pra que colocar um na parada? Calma, que você vai entender.

Digamos que eu tenha uma solução básica com concetração de igual a , então, o dessa solução será:

Podemos utilizar a propriedade de e dar um "peteleco" no expoente colocando ele pra frente:

Como , temos:

Presta atenção no que aconteceu: eu tinha uma concentração bem pequena e com o eu transformei ela em um valor bem melhor de mensurar.

Agora, o que acontece se pegar uma concentração de maior do que a que pegamos antes, como por exemplo, ?

O diminuiu. Então, quanto maior a concentração de , menor o .

Em água a escala varia de a :

Quanto menor o mais alcalina será a solução. No valor intermediário, que é o a solução será neutra. E para altos, maiores que , a solução vai ganhando um caracter mais ácido.

Esse mesmo raciocínio que fizemos para a concentração de pode ser feito para a concentração de liberada por um ácido em solução e nesse caso temos o . No nosso tópico de Escala de pH nós falamos mais sobre o pH e no nosso tópico de Cálculos de pH mostramos como utilizar ele nas questões e mandar bem na prova. Não deixa de conferir =)

Conteúdos Complementares

Conceitos de Funções Inorgânicas

pH Nomenclatura de Bases Nomenclatura de Óxidos