Enantiômeros

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Nosso papo hoje aqui é sobre Enantiômeros, mas para ficar mais claro, vamos dar uma revisada em dois conceitos: Isomeria e Quiralidade.

  • Isomeria: Na química, dizemos que dois compostos são isômeros quando possuem exatamente a mesma fórmula molecular, mas diferem em suas propriedades físicas e químicas.
  • Quiralidade: Uma molécula quiral é aquela que não é idêntica a sua imagem especular, ou seja, a molécula e sua imagem especular não são superponíveis. Isso ocorre porque essas moléculas possuem um carbono quiral (carbono que possui QUATRO LIGANTES DIFERENTES) em sua composição, fazendo com que ela não possua um centro de simetria.

Agora sim podemos entrar nos Enantiômeros. Os Enantiômeros são estereoisômeros, ou seja, possuem fórmula molecular iguais, mas diferem no arranjo espacial que seu átomos se organizam no espaço. Somente dois compostos que são um a imagem especular do outro e são quirais, ou seja, a imagem especular não é idêntica, não é sobreposta, podem ser enantiômeros.

Olha esse exemplo aqui:

O que está na mão direita é imagem especular do que está na mão esquerda, mas como possuem um centro quiral, não são idênticos, embora possuam a mesma fórmula molecular, logo são enantiômeros.

Os enantiômeros possuem propriedades físicas como densidade, índice de refração, etc, idênticas, mas quando interagem com a luz polarizada desviam a mesma para lados diferentes, um desvia para esquerda, enquanto o outro desvia para direita. Diferem na propriedade óptica e por isso são também chamados de isômeros ópticos.

Por possuirem muitas propriedades idênticas é muito muito muito difícil separá-los. Mas falando química e biologicamente, eles podem ser completamente diferentes.

Se ligou? Um dá o gosto de laranja e o outro da o gosto de limão que sentimos. IRADO!

Esse é o nosso papo de hoje, belezinha? Existe um outro tipo de isomeria óptica, que chamamos de diastereoisômeros, se quiser saber também sobre eles da uma conferida no nosso tópico de Isomeria Óptica.

Conteúdos Complementares