Nomenclatura de Aldeído

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Hoje nós vamos ter uma conversa sobre nomenclatura de aldeidos e, após essa nossa conversa, você vai sair nomeando todos os aldeídos sem dificuldades hahaha.

Vamos relembrar rapidinho o que são aldeídos. Os alde��dos são compostos orgânicos que apresentam uma carbonila, carbono fazendo uma dupla ligação com um átomo de oxigênio, em uma das extremidades da cadeia carbônica. Desse jeitinho aqui:

E como fazemos para nomear o aldeído? Primeiro, nós precisamos escolher qual será a cadeia principal. Essa cadeia principal deve conter o carbono ao qual a carbonila está ligada e deve ser numerada de forma que a carbonila fique associada ao carbono com a numeração 1. Se liga aqui:

Uma vez definida a cadeia principal, para nomear seguiremos o seguinte padrão:

Uma observação importante: esse prefixo da cadeia está relacionado com o número de carbonos que temos na cadeia principal. Os principais prefixos estão organizados bonitinhos na tabela abaixo, quando você precisar é só conferir:

Show de bola, vamos ver uns exemplos:

E se tiverem ramificações na cadeia principal, como fazemos? Nesse caso, acrescentaremos, no início do nome do composto, o carbono ao qual a ramificação está ligada e o prefixo para a ramficação.

As ramificações mais comuns e seus prefixos são esses aqui:

Exemplo:

Caso tenha mais de uma ramificação, vamos citar elas no início do nome do composto, do jeitinho que vimos anteriormente, mas como são mais de uma vamos separá-las por vírgula e colocá-las em ordem alfabética.

E por último, mas não menos importante, caso haja alguma ligação dupla ou tripla na cadeia principal, trocaremos o intermediário "an" por "en" se for uma ligação dupla e por "in" se for uma ligação tripla. E devemos colocar também o número de carbono em que a ligação insaturada está.

Exemplo:

Sei que tem bastante regrinhas para gravar, mas eu te garanto que se você for praticando isso vai ficar moleza depois.

Esse foi nosso papo sobre a nomenclatura de aldeídos. No nosso assunto Introdução a Química Orgânica você encontra essa e as demais funções orgânicas e suas respectivas regras de nomenclatura. Dá um confere lá ✌🏽

Conteúdos Complementares

Conceitos de Introdução à Química Orgânica

Diasteroisômeros Isomeria de Cadeia Enantiômeros